Programa de Segurança em Condomínios


As Administradoras de Condomínios em sua maioria elaboram o Manual de Segurança em edifícios, destinado aos  moradores e empregados aprenderam as estratégias para minimizar roubos, ações de vandalismo e as vezes até como os funcionários e sindico acionam a policia, de forma segura e discreta contra  os sequestros, especialmente quando o edifício possui circuitos de câmara, alarme, cerca elétrica e outros mecanismos.
Um condomínio que se presa contrata uma empresa administradora para auxiliar, inclusive outra empresa de vigilância e que o edifício possua circuito fechado de câmeras que quanto maior o numero de pessoas mais sofisticado e mais vigiado com um funcionário preparado só para esse fim.                  
A função dos funcionários, especialmente o porteiro é o que mais precisa estar preparado e de alerta com os estranhos que irão falar por interfone ou pessoalmente se identificando e explicando o motivo da visita.  O empregado solicita que o visitante espere do lado de fora, não abre o portão, enquanto ele confirma a permissão do condômino aceita o anunciado.
As encomendas de pequeno porte tais como pizzas, tortas, flores, roupas, presentes, etc. devem ser entregues na portaria e o funcionário comunica de imediato.  Já as encomendas de moveis, o porteiro comunica com o condomínio favorecido ou representante se tem fundamento e em seguida verifica a nota fiscal ou documento referente ao mesmo.
Quando o morador estiver entrando ou saindo do prédio, o funcionário já deve estar de alerta se existem ao  redor do portão pessoas suspeitas próxima.  Assim também deve proceder quando esse funcionário estiver fazendo faxina do lado de fora, todas as entradas e saídas devem ficar fechadas. 
Antes de um profissional liberal ou prestador de serviço entrar, o porteiro primeiro pede que se identifique ou crachá pra anotação de um documento e avisa ao solicitador pra confirmar a tal necessidade e depois um outro funcionário acompanha até o apartamento onde o serviço será realizado.Os funcionários devem ser prudentes e discretos, não dando informações sobre os  a respeito local de trabalho, função, bens ou até mesmo indicar quem são seus parentes e como também não devem apresentá-los, especialmente idosos, crianças ou portadores de deficiência pois tornariam mais vulneráveis as pessoas estranhas, de forma direta ou indireta.

1º Artigo do Blog Jornalista WRB - Conheça também a série de artigos especias sobre Dicas de Administração dos Prédios
Fonte: Administradora de Condomínio: Efetiva
Programa de Segurança em Condomínios Programa de Segurança em Condomínios Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 1/24/2011 07:42:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais