Neste sábado será o dia D contra pólio para crianças de menores de 5 anos

Neste sábado, dia 18 será o dia D de vacinação de pólimielite que acontecerá em 223 municípios paraibanos, com cinco mil profissionais distribuídos em mais de mil postos à disposição da população paraibana. A abertura oficial do evento em João Pessoa acontece no Mercado Público de Mangabeira, às 8 horas.


O tema da campanha de vacinação contra a poliomielite é  “Siga o Zé Gotinha e proteja sua criança”, ela foi iniciada na segunda-feira (13) e já imunizou quase 14 mil crianças menores de 5 anos. A meta deste ano, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), é vacinar 295.190 crianças.
Segundo a coordenadora de imunização da SES, Missania Moreira, é preciso incentivar os pais a levarem as crianças para tomar a vacina. “Apesar do Brasil não ter registrado mais casos de pólio, outros países ainda convivem com a doença. A melhor forma de prevenção é tomar a vacina, mesmo que as crianças estejam com tosse, gripe, coriza ou rinite”, alertou.
Em 1989 foi quando foi  o último registro de casos de pólio No Brasil, no município de Sousa na Paraíba. Atualmente, segundo o Ministério da Saúde o poliovírus, causador da doença, circula na Nigéria, Egito, Paquistão, Niger, Afeganistão, Índia e Somália. Além dessas áreas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a Angola, Bangladesh, República Democrática do Congo, Etiópia, Nepal e Sudão como regiões com alto risco de reintrodução da poliomielite.
A pólimielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.
Neste sábado será o dia D contra pólio para crianças de menores de 5 anos Neste sábado será o dia D contra pólio para crianças de menores de 5 anos Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 6/17/2011 06:13:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

WRB nas redes sociais