Dia do Bombeiro Militar Brasileiro

O dia 02 de julho é o dia do profissional ou voluntário que possui treino e equipamento adequado para apagar ou minimizar incêndios, resgatar pessoas em situação de perigo, salvaguardar bens materiais e ajudar e fornecer assistência nos desastres naturais e nos causados pelo homem, que infelizmente algumas vezes alguns chegam a perder sua própria vida.
Esse profissional é o bombeiro e nesse dia comemora-se em todas as cidades do Brasil o seu dia.
Antes da criação do Corpo de Bombeiros, o Rio de Janeiro realizava seções dos Arsenais de Guerra da Marinha, da Casa de Correção e da Repartição de Obras Públicas.
Quando havia um incêndio na cidade, os bombeiros eram avisados por toques de sinos da igreja, e por três disparo
s de canhão, lançados do morro do Castelo Francisco de Paula. Em 2 de Julho de 1856, pelo decreto imperial n° 1.775, foi criado o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. Os praças quando recebiam aviso de incêndio, saíam puxando o corrico (que tinha de seis a oito mangueiras) pela via pública e procuravam apagar o fogo, solicitando os reforços necessários, conforme a extensão do sinistro.
Em 1856 foi dad
o à instituição a primeira bomba de incêndio a vapor e, em 1880 o grupo passou a ter organização militar, em 1913 a tração animal das viaturas, adotada em 1870, foi substituída pela mecânica. A constituição brasileira de 1988 reza, em seu Art. 144, parágrafos 5° e 6° "(...) aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil. As polícias militares e corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército, subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios."
De acordo com o art. 42 da constituição, "São servidores militares federais os integrantes das Forças Armadas e servidores militares dos Estados, Territórios e Distrito Federal os integrantes de suas polícias militares e de seus corpos de bombeiros militares.
O art. 22 inciso XXI declara que cabe privativamente à União legislar sobre "normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação e mobilização das polícias militares e corpos de bombeiros militares".
Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios. A data foi comemorada através de decreto oficial no Brasil no ano de 1954, e hoje já somam cento e cinquenta e sete anos de existência.
Antes da criação dessa corporação, as pessoas apagavam os incêndios contando com a ajuda de vizinhos e amigos, além de contar com a boa sorte de se encontrar água em abundância na localidade. As latas iam passando de mão em mão, até chegaram ao local do incêndio, de forma bem simples e arriscada, podendo causar maiores danos, em razão da falta de preparo das pessoas.
Hoje em dia podemos acessar o corpo de bombeiros através do telefone 193, um número que atende localidades de todo o país. Mas esse número deve ser preservado de trotes e brincadeiras de mau gosto, pois podem atrapalhar no salvamento de vidas que estejam em perigo.
Segundo o Portal Paraíba1, em 2010, cerca de 80% das ligações emergenciais recebidas pela polícia e o Corpo de Bombeiros paraibanos, nos números 190 e 193, eram trotes, o que representava uma média de 87 chamadas falsas, a cada 100 ligações telefônicas com pedido de atendimento.
Eles são preparados para fazer resgates de pessoas que correm risco de perder a vida, socorrer animais em situações difíceis, asfixia tentativa de suicídio, afogamentos e traumas em acidentes, desaparecimentos em florestas e matas. Fazem ainda a fiscalização em empresas, garantindo condições de primeiros atendimentos em caso de incêndios, onde as mesmas devem manter extintores cheios e oferecer equipamentos de segurança aos funcionários, e muito mais... Eles são verdadeiros heróis.
Os bombeiros também desenvolvem projetos sociais e educativos, levando para as escolas orientações a jovens e crianças sobre formas de evitar acidentes, cuidados em represas, piscinas e praias, cuidados com álcool e fogo, acidentes em brincadeiras, não mexer em produtos de limpeza, não ingerir remédios sem orientação de pessoas adultas, dentre várias outras. A profissão de bombeiro é muito bonita e deveria ser mais valorizada, pois arriscam suas vidas em perigo para salvar a vida de outras pessoas.
Dia do Bombeiro Militar Brasileiro Dia do Bombeiro Militar Brasileiro Reviewed by Natan C. Bezerra on 7/02/2011 06:00:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais