ProUni apresenta segunda chamada de aprovados nesta terça-feira

Foi divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) na manhã desta terça-feira (12) a segunda chamada do ProUni (Programa Universidade para Todos). Os convocados devem confirmar as informações sobre renda de hoje até o dia 19 de julho.

A terceira e última chamada está prevista para o dia 25 de julho, com prazo até o dia 29 para a matrícula. Ao fim das três chamadas, os candidatos excluídos da pré-seleção ou pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em entrar na lista de espera.

O prazo para manifestação de interesse vai de 6 a 8 de agosto. A lista será usada pelas instituições de ensino participantes do programa para a oferta das bolsas ainda existentes.

O ProUni ofereceu 92 mil bolsas integrais e parciais em universidades particulares para o segundo semestre.

Para entrar na disputa, os candidatos tiveram que informar o número de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2010 – apenas os que tiraram nota acima de 400 e não zeraram na redação do exame foram aceitos no processo seletivo. 

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa (R$ 817,50). Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve ter pelo menos uma das condições abaixo:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e que estejam concorrendo a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é considerado o critério de renda.
Os professores de escola pública que concorrem às vagas de licenciatura ou pedagogia, destinadas à formação do magistério da educação básica, não precisam comprovar renda. Mais informações no site do ProUni.

O ProUni bateu recorde de inscrições nesta edição foram 460.745 candidatos em apenas cinco dias. Segundo o MEC, o total de inscritos superou o registro de 2009, com 380.935 inscritos.

A maior parte das inscrições é de estudantes mineiros – 68.346 mil. São Paulo e Bahia vêm logo atrás com 67.534 e 32.166 candidatos respectivamente.

Fonte: r7.com
ProUni apresenta segunda chamada de aprovados nesta terça-feira ProUni apresenta segunda chamada de aprovados nesta terça-feira Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 7/12/2011 05:14:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais