A 7ª Conferência Estadual de Saúde dá inicio aos trabalhos em grupo


A 7ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece no Espaço Cultural até esta quinta (20). A programação contou com três mesas redondas, que reuniu representantes do Ministério da Saúde, dos usuários do SUS, dos trabalhadores de saúde e gestores do Governo do Estado.Usuários e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS,) gestores e representantes dos governos federal, estadual e municipal de todos os 223 municípios paraibanos participaram nesta quarta-feira (19) do segundo dia.
A programação amanha dia (20),consta de: Das 08h às 10h, de Trabalhos dos diversos grupos, e em seguida será apresentação com o tema “Saúde, arte e prevenção, do pediatra palestrante Vitor Pordeus, do Rio de Janeiro (RJ) e às 12 horas, será o almoço.  
Já às 14h haverá a Plenária final e eleição dos delegados para a 14ª Conferência Nacional de Saúde.
Os temas debatidos foram “Política de saúde na seguridade social, 
segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade”, “Participação da comunidade e controle social” e “Gestão do SUS (Financiamento, Pacto pela Saúde, Relação Público x Privado, Regionalização, Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação na Saúde)”. Logo após as mesas redondas, foram formados seis grupos de trabalho que formularam 42 propostas para serem debatidas nesta quinta-feira, último dia do evento. Desse total de propostas debatidas na plenária final, 35 serão retiradas para a 14ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília, no período de 30 de novembro a 4 de dezembro deste ano.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riachão, Maria das Neves Moura, é uma das participantes da 7ª Conferência Estadual de Saúde. Com 73 anos de idade, dos quais 36 dedicados aos movimentos sociais, dona Lia, como gosta de ser chamada, veio representando os usuários do SUS de seu município. “Eu espero que esta Conferência tenha um encaminhamento de mudanças positivas para a sociedade”, disse ela.
Já a enfermeira Débora de Oliveira está na Conferência como representante dos trabalhadores de Rio Tinto, onde é servidora na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Ela também veio para o evento cheia de expectativas. “Esta é uma oportunidade única onde nos juntamos para um objetivo único: melhorar o Sistema Único de Saúde”.
Fonte: Secom/pb
Fotos: Walter Rafael
A 7ª Conferência Estadual de Saúde dá inicio aos trabalhos em grupo A 7ª Conferência Estadual de Saúde dá inicio aos trabalhos em grupo Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 10/19/2011 08:23:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais