Semana de Valorização da Mulher, da primeira infância e cultura da paz


Com o objetivo de discute saúde mental da grávida, do bebê e da primeira infância, foi aberta, nesta segunda-feira (24), e vai até quarta feira, a 1ª Semana de Valorização da Mulher, da Primeira Infância e Cultura da Paz, realizada pelo Senado Federal em parceria com o Governo do Estado. O objetivo do encontro, que acontece em João Pessoa, é sensibilizar e conscientizar autoridades, organizações não governamentais e a sociedade para a necessidade de dedicar maior atenção à mulher grávida, ao bebê e à primeira infância (0 a 6 anos).
Autor da “Lei Nacional da Prevenção da Violência com investimento na Primeira Infância”, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) foi um dos palestrantes do primeiro dia. “A mãe e o pai já são obrigados a matricular os filhos na escola até os 7 anos de idade, mas até então não havia nenhum programa voltado para o período em que o cérebro da criança se forma, processo que acontece até os 4 anos, nem para a saúde mental da mãe e do bebê. Nós vamos cuidar disso”, enfatizou o senador após a conferência “A importância das Políticas Públicas voltadas para a construção da Saúde Mental da Mulher, do Bebê e da Primeira Infância”.
“É muito importante essa parceria com o Senado Federal, que traz mais sensibilidade às políticas públicas voltadas especialmente para as crianças de 0 a 6 anos”, destacou a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, autora da Lei Estadual da Prevenção da Violência com investimento na Primeira Infância.
Representando o governador Ricardo Coutinho, a primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, participou da solenidade de abertura, que também contou com a presença de parlamentares, autoridades do Judiciário e do Executivo, representantes de organismos nacionais e internacionais e da sociedade civil.
A Semana trouxe à Paraíba uma comitiva de especialistas do Brasil e da França, como o pediatra Laurista Corrêa Filho, neonatologista e especialista na Saúde da Mulher e da Criança pela Universidade Paris V-Sorbonne; a  professora Jaqueline Wendland, psicóloga clínica e psicoterapeuta na Unité Petite Enfance et Parentalité Vivaldi, do Grupo Hospitalar Pitié-Salpêtrière (Paris);  a  professora Monique Bydlowski, psiquiatra com formação psicanalítica, responsável pelo Laboratório de Pesquisa da Maternidade Cochin-Port Royal, Hospital Tarnier (Paris), e o cineasta Bernard Martino, diretor de vídeos institucionais, assistente em curtas e longas-metragens.
A expectativa é de que os debates e as contribuições de diferentes especialistas nacionais e internacionais contribuam com proposições concretas para a implementação de políticas voltadas para o desenvolvimento saudável das crianças.
O programa do seminário da 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura de Paz aborda os grandes temas da primeira infância, apresentando os pontos mais importantes das pesquisas recentes, que reconhecem a complexidade dos vários fatores em jogo nos processos de desenvolvimento infantil. Além disso, o programa inclui os diferentes períodos e situações críticas, desde a gestação até os cuidados iniciais depois do nascimento.
Trata também das funções da creche para o bebê e sua família e do valor central do brincar, que, atravessando esses vários períodos da infância, é em si uma forma de relacionamento da criança consigo mesma e com seu ambiente. Contempla ainda, especificamente, as crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade e aações que podem ser desenvolvidas no sentido de reduzir os riscos decorrentes dessa vulnerabilidade.
A 1ª Semana de Valorização da Mulher, da Primeira Infância e Cultura da Paz, que tem apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e da Secretaria de Educação do Estado, segue até esta quarta-feira (26), no Terrasse Jardin, no Bessa.



Fonte: Secom pb
Fotos: Walter Rafael
Semana de Valorização da Mulher, da primeira infância e cultura da paz Semana de Valorização da Mulher, da primeira infância e cultura da paz Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 10/25/2011 08:00:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais