Turistas se orgulham do Brasil ser o homenageado este ano no maior festival de cultura da Europa

Bruxelas (Bélgica) - A presidenta Brasileira Dilma Rousseff desembarcou ontem (2) em Bruxelas, na Bélgica, onde fará abertura do maior festival de artes da Europa – o 23º Europalia – que homenageará o Brasil. Orgulhosos, turistas brasileiros que estão no país contaram à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que sentem a mudança de tratamento dispensado ao Brasil nos mínimos detalhes. Os turistas disseram que a sensação de realização é maior ainda ao pensar que por três meses o Brasil será alvo de atenção nos países europeus.

O festival Europalia vai durar três meses e meio e reúne espetáculos de dança, teatro e circo, além de exposições e debates sobre literatura.estará na Bélgica, em Luxemburgo, na França, na Alemanha e na Holanda. No total, serão 130shows, 60 apresentações de dança e 40 de teatro, 20 exposições de artes visuais e 80 conferências literárias. A cultura brasileira vai ser mostrada na Europa de forma eclética e diversificada no festival. Artistas e intelectuais estarão em cinco países europeus para difundir a cultura brasileira.  Só os ministérios da Cultura e das Relações Exteriores investiram R$ 30 milhões.
O Europalia é um festival que ocorre a cada dois anos e virou tradição na Europa desde os anos 1960. Até a década de 1990 apenas países europeus eram homenageados, mas depois a coordenação do festival mudou. O México, o Japão, a Rússia e a China também foram destaques no evento. Depois do Brasil, a Índia será o próximo país homenageado, em 2013.
“O Brasil tem muito o que mostrar. Estamos melhorando em vários aspectos, do econômico ao social, fora isso a nossa cultura é riquíssima”, disse a turista paulista Catarina Cunha. Outra turista de São Paulo, Lumena Yanamura, acrescentou que a mudança de tratamento dispensada aos brasileiros é visível. “Nós estamos sendo muito mais bem tratados, disso não há dúvida.”
Beatriz Wernek, que acompanha as amigas na viagem à Bélgica, disse que é fundamental mostrar não só à Europa como ao restante do mundo como a cultura brasileira é diversificada. “Temos de mostrar que o Brasil é grande em todos os sentidos”, disse ela.  Os ministros Ana de Hollanda, da Cultura, Antonio Patriota, das Relações Exteriores, Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia, e o secretário de Políticas Culturais, Sérgio Mamberti, além do cartunista Ziraldo, acompanham a presidenta nesta viagem à Bélgica.

Enviada Especial: Renata Giraldi

Edição: Graça Adjuto

Fonte: Agencia Brasil
Turistas se orgulham do Brasil ser o homenageado este ano no maior festival de cultura da Europa Turistas se orgulham do Brasil ser o homenageado este ano no maior festival de cultura da Europa Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 10/03/2011 12:28:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

WRB nas redes sociais