20 de novembro, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

O terceiro domingo de novembro, exatamente no dia 20, o mundo todo estará celebrando a memória dos milhões de seres humanos vítimas da violência no trânsito. Essa data, definida pela ONU, também serve para alertar a todos - vitimas, familiares de vítimas e aquelas poucas pessoas de sorte gigantesca que não foram ainda atingidas por essa doença social - que esse tipo de violência é absolutamente previsível e, portanto, perfeitamente evitável.
Instituída pela Organização das Nações Unidas em sua Assembléia Geral do ano de 2005, o DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO vai sendo incorporado ao calendário de eventos dos países membros.

O impacto econômico e social dos chamados acidentes de trânsito é gigantesco. Notadamente em países em desenvolvimento, onde os custos dessa guerra urbana são estimados em cerca de 100 bilhões de dólares/ano. No Brasil, que registra um dos mais elevados índices de morbi-mortalidades causadas pelo trânsito, o IPEA calculou em quase 30 bilhões de reais/ano o custo dos mortos e feridos da violência sobre rodas. Dinheiro estupidamente desperdiçado quando somos ainda tão carentes em saúde pública, educação e qualidade de vida.
No Brasil, as ações pelo DIA MUDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO começaram em 2007, por iniciativa da própria sociedade civil organizada que, com parcos recursos, conseguiu mobilização expressiva em várias cidades brasileiras.
O ponto de partida foi na cidade do Rio de Janeiro. O Movimento PROSSEGUIR É PRECISO, que deu origem a ONG TRÂNSITOAMIGO, lançou a idéia de uma grande mobilização nacional no dia 18 de novembro de 2007 (terceiro domingo do mês de novembro) pedindo pressa na aprovação da Lei 798/07 que tramitara nas comissões temáticas com aprovação sempre por unanimidade. A referida lei que foi aprovada no plenário da Câmara dos Deputados no dia 19 de agosto, padroniza as penas alternativas aplicadas aos criminosos de trânsito, através da prestação de serviços de apoio às equipes de resgate, nos hospitais de emergência e nas clínicas de reabilitação.

Rapidamente a idéia nascida na cidade do Rio de Janeiro espalhou-se para outros municípios e estados, sob a coordenação do engenheiro Fernando Diniz (Pai-Órfão que perdeu seu filho mais velho, Fabricio, em 2004 e que foi fonte de inspiração do Projeto de Lei) transformando-se em uma verdadeira rede de solidariedade na coleta de assinaturas que, em um único dia, reuniu dezenas de milhares de manifestações de apoio.


Por decisão dos organizadores, a cada ano as comemorações do DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE TRÂNSITO incluirão um tema específico para ser debatido, defendido e cobrado.


Veja algumas tabelas e gráficos sobre os dados da violência no trânsito, clique e veja em tamanho maior.







Fonte: ABETRAN
SIM/MS (Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde)
20 de novembro, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito 20 de novembro, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito Reviewed by Natan C. Bezerra on 11/19/2011 08:01:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais