Hoje será realizado as provas da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática para mais de 381 mil estudantes paraibanos




A 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP-M reuni hoje (5) em todo o Brasil 18.720.068 estudantes classificados para a 2ª fase. Na Paraíba estão inscritos 381.644 alunos de 925 escolas estaduais, municipais e federais em 219 municípios.
As provas, com duração de 3 horas, serão aplicadas às 13h30, horário local. (14h30 de Brasília). Esta é a maior Olimpíada de Matemática do mundo. No ano passado 26 estudantes paraibanos conquistaram medalhas (duas de ouro, cinco de prata e 19 de bronze). Os dois medalhistas de ouro em 2010 foram Wandeson Ferreira de Almeida da EMEF Cândidode Assis Queiroga, de Paulista Joemerson de Oliviera Maia, da EMEF Professora Ana Cristina Rolin Machado, de João pessoa.
Os resultados da 7ª Olimpíada serão divulgados em fevereiro de 2012. As premiações contemplam estudantes, professores, escolas e secretarias da Educação com medalhas de ouro, prata e bronze. O coordenador regional da OBMEP-M em João Pessoa, professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Paraíba- UFPB, Lenimar Nunes de Andrade, revela que a olimpíada é um projeto que objetiva estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Dentre as realizações da OBMEP destacam-se: a produção e distribuição de material didático de qualidade; o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas estudarem Matemática por 1 ano, com  bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); o Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado); além da     Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que prepara medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais; e a mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores e cerimônias  de premiação.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas começou em 2005 e vem crescendo a cada ano criando um ambiente que incentiva o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. No ano passado cerca de 19,5 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados. A primeira olimpíada de matemática da história aconteceu na Hungria em 1894. Hoje a competição tem a participação de alunos do ensino médio de mais de 100 países.
As inscrições nesta 7ª edição foram abertas em 18 de abril deste ano no site www.obmep.org.br e se encerraram dia 3 de junho. As provas da 1ª fase aconteceram no dia 17 de agosto. No dia 3 de outubro foi divulgada a relação dos classificados para a 2ª fase e os locais da aplicação das provas.
A Iniciação Científica é um programa criado pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para despertar nos jovens o gosto pela ciência, e motivá-los na escolha profissional por carreiras científicas e tecnológicas.
O Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP (PIC) tem duração de 1 ano e é dirigido aos 3.200 (três mil e duzentos) alunos medalhistas de ouro, prata e bronze de cada ano. Os medalhistas que acompanham todas as etapas do PIC recebem a Bolsa de Iniciação Científica Jr. concedida pelo CNPq, com valor mensal de R$ 100,00. 
Blog do Josélio Carneiro
Hoje será realizado as provas da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática para mais de 381 mil estudantes paraibanos Hoje será realizado as provas da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática para mais de 381 mil estudantes paraibanos Reviewed by Natan C. Bezerra on 11/05/2011 09:58:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais