A Vida Em Um Dia, um documentário que relata o cotidiano de milhares de pessoas ao redor do mundo


Em julho de 2010, o YouTube lançou em parceria com uma grande marca de eletroeletrônicos o projeto A Vida Em Um Dia, produzido pelos cineastas Ridley Scott (Blade Runner – O Caçador de Andróides) e Tony Scott (O Sequestro do Metrô 123) e dirigido por Kevin Macdonald, que tem no currículo o premiado O Último Rei da Escócia(2006). A ideia era tão simples quanto abrangente: pessoas deveriam filmar as suas atividades no dia 24 de julho daquele ano, se possível responder três perguntas (o que você tem no bolso, o que você ama, do que você tem medo) e remeter as imagens para um canal do site. A imensa colcha de imagens seria, então, costurada em um filme.

Em pouco mais de uma semana os irmãos Scott e o diretor Macdonald receberam 4.500 horas de imagens - o equivalente a 187 dias -, de 80.000 vídeos enviados de 192 países. Escolhidas as melhores filmagens, o projeto virou mesmo um filme e é um dos destaques do 16º Festival É Tudo Verdade (veja no final do artigo). Antes de ser exibido em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde acontece o festival, A Vida Em Um Dia (Life In A Day, Estados Unidos, 2011) compôs a programação do Festival de Sundance, nos Estados Unidos, em janeiro passado, e tem lançamento previsto para julho deste ano.

VEJA.com - É Tudo Verdade 2011
Entre 31 de março e 10 de abril de 2011, a 16ª edição do festival de documentários É Tudo Verdade vai exibir 92 filmes de 29 países, um apanhado das produções mais relevantes do gênero. O evento acontece em São Paulo e no Rio. O site da VEJA fez uma seleção de oito documentários que você não pode perder.
  • Cliente 9 - A Ascensão e Queda de Eliot Spitzer - Alex Gibney (EUA, 117 min)
História do ex-governador e ex-procurador geral de Nova York Eliot Spitzer, suas lutas contra os crimes de colarinho branco e o envolvimento num escândalo sexual que manchou sua biografia.
  • A Vida em um Dia - Kevin MacDonald (Reino Unido, 93 min)
Documentário interativo, composto de uma seleção das imagens geradas por milhares de usuários do Youtube ao redor do mundo, no dia 24 de julho de 2010. Foram cerca de 4.500 horas de material, postadas por 80.000 pessoas.
  • Carne, Osso - Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros (Brasil, 56 min)
Um mergulho no assustador mundo dos frigoríficos brasileiros, com denúncia das condições precárias, riscos e danos à saúde de seus trabalhadores.
  • Reagan - Eugene Jareck (EUA-Reino Unido, 102 min)
Exame em profundidade da figura do ex-ator e presidente americano Ronald Reagan (1911-2004), com suas contradições. De democrata salvo da Grande Depressão pelo New Deal de Roosevelt, ele se tornou um republicano feroz.
  • Tancredo, a Travessia - Silvio Tendler (Brasil, 90 min)
A trajetória do político mineiro Tancredo Neves (1910-1985), desde a sua ligação com Getúlio Vargas até o trágico episódio da doença que o impediu de assumir a Presidência do Brasil.
  • A Onda Verde - Ali Samadi Ahadi (Alemanha, 80 min)
Recorrendo a testemunhos diretos, postagens nas redes sociais e também à animação, o cineasta iraniano radicado na Alemanha reconstitui o clima das eleições presidenciais no Irã, em 2009.
  • Meridiano Azul - Sofie Benoot (Bélgica, 80 min)
Viajando pelo sul dos EUA, a cineasta belga investiga a nova identidade de uma potência mundial confrontada com desastres como o furacão Katrina e a crise econômica mundial.
  • Dois Tempos - Arthur Fontes e Dorrit Harazim (Brasil, 82 min)
Reencontrando personagens focalizados em outro documentário, há uma década, os diretores atualizam a visão da nova classe média brasileira, através do perfil de uma família da Vila Brasilândia paulistana.
Fonte: Veja
A Vida Em Um Dia, um documentário que relata o cotidiano de milhares de pessoas ao redor do mundo A Vida Em Um Dia, um documentário que relata o cotidiano de milhares de pessoas ao redor do mundo Reviewed by Natan C. Bezerra on 11/25/2011 05:06:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais