Polícia e Bombeiro Militar concluem o Curso de Formação de Oficiais


O Curso de Formação de Oficiais - CFO foi encerrado com o Baile do Aspirantes-a-oficial na Casa de Recepções Paço dos Leões, no Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa, Paraíba, realizado no dia 17 de dezembro às 22 horas.  Já a solenidade de Formatura e troca de espadim foi realizado na sexta-feira dia 16, às 15 horas dirigido 
pelo secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, e contou com a presença do comandante geral da Corporação, Coronel Euller de Assis Chaves. A Academia de Polícia Militar do Cabo Branco é uma unidade profissional de nível superior responsável pela formação dos oficiais da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar. O Comandante da APMCB é o major Rochester Guimarães do Vale, que atua desde outubro de 2011.
O Curso de Formação de Oficiais é de nível superior e reconhecido pelo Conselho Estadual de Ensino, sendo intitulado bacharelando em segurança pública. O CFO funciona em regime de semi-internato, com duração de três anos seriados, divididos em seis períodos. O cadete (aluno CFO) é admitido através do concurso Vestibular da Coperve. Este curso teve início no dia 2 e março de 2009, composto por 45 alunos na turma da Polícia Militar e por 20 alunos da turma do Corpo de Bombeiros Militar. Durante o Curso foram ministradas noventa e nove disciplinas, totalizando 3.475 horas-aulas. Já o CFO/BM foram ministradas 85 disciplinas, totalizando 3.800 horas-aulas. As atividades pedagógicas foram encerradas no último dia 14 de dezembro de 2010.
Este ano 2011, a Polícia Militar da Paraíba recepcionará 18 novos Aspirantes. Também foram formados 45 Aspirantes pertencentes a outras co-irmãs, sendo 23 das Policiais Militares do Mato Grosso do Sul, 03 de Sergipe, e 01 de Pernambuco. No seu discurso o secretário Cláudio Lima destacou a preparação intelectual dos que hoje ingressam na Polícia Militar da Paraíba e no esforço do Governo do Estado em criar condições adequadas para que a população seja beneficiada com uma segurança de qualidade tanto intelectual como operacional.
Entretanto informou que várias conquistas estão sendo alcançadas paulatinamente para melhorar a segurança pública na Paraíba, pois no próximo ano serão adquiridos materiais e equipamentos que darão maior confiabilidade aos profissionais de segurança pública, além de proporcionar conforto aos que estão nas ruas diuturnamente garantindo a segurança de todos os paraibanos. Para o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller de Assis Chaves, esta formatura do CFO mostra sem dívida alguma que o Centro de Educação vem cumprindo seu papel fundamental de preparar adequadamente todos os profissionais de segurança pública que passa por aquele centro de excelência.
"A inteligência não envelhece as palavras de sabedoria que dela brotam e carregam a eternidade. E que novos formandos que não deixem os valores e ensinamentos recebidos neste templo de educação em Segurança Pública, jamais envelhecerem, este patrimônio que é propriedade de cada um de vocês foi destinado ao jovem em todas as idades, pois o sangue que nos aquece como profissionais de Segurança Pública, bombeiros e policiais militares circulam nas veias de quem tem alma de Aspirante", afirmou o coronel Euller.
De acordo com ele todos devem buscar a construção do novo oficial para os novos tempos, daí, é preciso escolher e ter a consciência da escolha para não se arrepender do caminho escolhido, é analisando as qualidades que vocês se desenvolverão; os deveres que lhe incubem e o papel que têm a desempenhar devendo se aproximar da perfeição. Nesta direção empreguem todas as suas forças, lembrando-se sempre que é da soma dos esforças particulares que dependerá o êxito final.
Fotos: João Francisco e Walter Rafael


Veja as fotos do evento:
Polícia e Bombeiro Militar concluem o Curso de Formação de Oficiais Polícia e Bombeiro Militar concluem o Curso de Formação de Oficiais Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 12/20/2011 06:49:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais