Bibliotecas de João Pessoa com alta frequência nas férias


As bibliotecas públicas localizadas na cidade de João Pessoa estão com funcionamento normal neste mês de janeiro apesar das férias escolares. Na biblioteca Juarez da Gama Batista, da Fundação Espaço Cultural (Funesc), em Tambauzinho, a visitação está bem acima da média. Centenas de candidatos a concursos públicos estão lotando todos os dias as 36 cabines e outros ambientes. Cerca de 200 pessoas por dia estão frequentando a biblioteca que tem um acervo de mais de 90 mil livros.
A movimentação também é considerável na Biblioteca Pública do Estado (PB), no centro da capital, e na biblioteca da Fundação Casa de José Américo, na avenida Cabo Branco, na orla. A biblioteca da Funesc funciona de segunda a sábado das 7h às 19 horas, sem intervalo para o almoço e aos domingos das 8h às 14 horas. Com acervo de 16 mil títulos a Biblioteca Pública do Estado recebe por dia uma média de 80 visitas. Por ser um prédio antigo com 201 anos o ambiente é visitado também por turistas. A biblioteca funciona desde 1939 e lá acontecem lançamentos de livros e outros eventos culturais. 
A pedagoga e supervisora escolar Estela Maria Reis de Carvalho revela que o público alvo são estudantes das escolas públicas, porém, também frequentam a biblioteca estagiários do curso de biblioteconomia e comerciários no  intervalo do almoço. A biblioteca tem como coordenadora Severina Kátia da Silva e recebe doações. Muitos magistrados, advogados e médicos fazem doações de livros. 
A biblioteca da Fundação Casa de José Américo, na avenida Cabo Branco, orla da capital, funciona das 14h às 18 horas e também recebe um bom número de visitantes. O Serviço Social do Comércio – SESC, no centro de João Pessoa, também mantém sua biblioteca aberta ao público neste mês de janeiro. A instituição também tem biblioteca em Campina Grande e Guarabira totalizando 15 mil títulos.
De acordo com a diretora de programas sociais dos SESC, Eliane Bandeira, o atendimento preferencial é o comerciário, mas, o público em geral também pode usufruir do acervo de livros, revistas e jornais. Dentro do projeto “Brincando nas Férias”, que acontecerá de 16 a 20 de janeiro, o SESC realizará no Centro Campestre Gravatá, no Valentina de Figueiredo, oficinas de incentivo à leitura.
Blog do Josélio Carneiro
Bibliotecas de João Pessoa com alta frequência nas férias Bibliotecas de João Pessoa com alta frequência nas férias Reviewed by Natan C. Bezerra on 1/04/2012 03:55:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais