Governador Ricardo autoriza construção de passarelas na BR-230


Na manhã desta quarta-feira (11), o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho autorizou o início da construção de duas passarelas metálicas na BR-230. Os equipamentos vai possibilitar a travessia dos pedestres no Km 13 (próximo ao Conjunto Renascer, em Cabedelo) e no Km 27 (na Comunidade Boa Esperança, em João Pessoa). Serão investidos, com recursos próprios do Governo do Estado, R$ 1.986.066,38 nas duas passarelas, que beneficiarão diretamente 80 mil habitantes das comunidades e darão fluidez ao tráfego diário de veículos nesses trechos, além de reduzir os índices de acidentes.
Ricardo afirmou que o poder público não poderia continuar alheio às necessidades da população local, que nos últimos anos viu a morte de cerca de 50 pessoas na BR, todas elas vítimas de atropelamento. “Por vários anos, nenhuma das esferas do poder público tomou o problema para si. Eu assumi um compromisso com essas comunidades para acabar com essa carnificina e começo a cumpri-lo hoje, com a ordem de serviço para a instalação dessas passarelas, que garantirão a segurança das pessoas na travessia da rodovia e melhorarão o trânsito, que fica bastante lento nos horários de pico”, explicou o governador.
O governador adiantou que o Estado espera o anúncio da presidente Dilma Rousseff sobre os recursos oriundos do PAC da Mobilidade Urbana para tocar obras com o Veículo Leve sobre Trilho (VLT), que beneficiará a grande João Pessoa com um veículo rápido e moderno entre Santa Rita, Bayeux e Cabedelo, além de um projeto da Prefeitura de João Pessoa que criará ônibus articulados com capacidade de até 300 passageiros e com linhas específicas. “Quando o Estado trabalha em parceria com as prefeituras, sem concorrência ou picuinhas, todos têm a ganhar. É assim que se avança rumo a uma Paraíba melhor”, completou.
O superintendente do DER, Carlos Pereira, disse que o governador pediu agilidade à empresa ganhadora da licitação pública (a Construdantas Ltda) para a construção das duas passarelas. “A meta é que estejam prontas em meados deste ano”, adiantou.
A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço no Renascer teve a presença dos deputados estaduais Trocoli Júnior (PSD), Caio Roberto (PR), Wilson Braga (PSD), secretários do Estado, o vereador de Cabedelo, Wellignton Brito, o superintendente do DER, Carlos Pereira, o superintendente do DNIT na Paraíba, Gustavo Adolfo, o presidente da Associação dos Moradores do Renascer, Rosivaldo Alves, e o presidente da Associação dos Moradores do Val Paraíso no Bessa, Dema Macedo, estiveram no evento. Também foi bastante prestigiad pelos moradores, que reivindicavam a construção da passarela há mais de 20 anos.

  • Comunidade Boa Esperança:

Em seguida, Ricardo Coutinho foi recebido pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, pelo deputado estadual João Gonçalves e pelos moradores da comunidade Boa Esperança, quando assinou a Ordem de Serviços para a construção da passarela no Km 27 da BR-230. Agra destacou a importância da construção das passarelas nas duas comunidades e fez um apelo para que as pessoas utilizem o equipamento e preservem suas vidas e a de seus familiares.

  • Comemoração:

Para o líder comunitário Rosivaldo Alves, os moradores do Renascer começaram a ver, com essa assinatura, o fruto de mais de 20 anos de luta por uma passarela. “Ricardo veio aqui na campanha e disse que era uma questão de honra fazer as passarelas. Muita gente não acreditou, já acostumada com as promessas de tantos gestores. Mas hoje todos estamos vendo que o governador é um homem de palavra”, destacou.
A líder comunitária Dorinha agradeceu ao Governo em nome da comunidade Boa Esperança e lamentou que as passarelas não tivessem sido construídas antes, para evitar a morte de 21 pessoas da comunidade nos últimos anos.
Após esperar quase cinco minutos para atravessar a estrada com a filha, a garçonete e moradora do Renascer Zilda Ribeiro ficou feliz em saber que a passarela será construída e que terá segurança para ir ao trabalho. “Mesmo com a faixa e a lombada, muitos motoristas não respeitam a sinalização. Presenciei vários acidentes na faixa de pedestres. Essa obra já deveria ter sido feita há muito tempo, em respeito ao povo”, disse.
Governador Ricardo autoriza construção de passarelas na BR-230 Governador Ricardo autoriza construção de passarelas na BR-230 Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 1/13/2012 12:00:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais