Comunidade paraibana ganha acesso à agua potável dessalinizada

Cerca de 33 famílias do assentamento Cachoeira Grande, município de Aroeiras, na Paraíba, serão beneficiadas com o acesso à água potável dessalinizada tanto para o consumo quanto para produção de peixes com a implantação da Unidade Demonstrativa do Água Doce, programa coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, que conta com diversas instituições parceiras, e recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
Na quinta-feira (9/2), às 10h, o sistema foi inaugurado na localidade com a presença de representantes do ministério, de autoridades estaduais e municipais e da sociedade. No ato de inauguração será anunciado investimento de R$ 14,5 milhões para recuperação e/ou implantação de mais 93 sistemas de dessalinização no estado paraibano. "A iniciativa desencadeia a execução em escala do Água Doce na Paraíba, que já conta com seu plano local para o programa", diz Renato Ferreira, coordenador do Água Doce no MMA.
Os recursos são resultados de convênio firmado entre os ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social e  Agência Nacional de Água e se insere no Programa Brasil Sem Miséria do Governo Federal. Até junho deste ano será implantada outra unidade demonstrativa na Paraíba no município de Sumé - Assentamento Tigre também com recursos do BNDES.
No estado paraibano já foram recuperados 21 sistemas de dessalinização com recursos da Fundação Banco do Brasil, como, por exemplo, a unidade demonstrativa no município de Amparo, na comunidade Fazenda Mata. Até o momento, o Água Doce beneficiou cerca de 100 mil pessoas em 152 localidades rurais do semiárido com a implantação de dessalinizadores. A iniciativa, que faz parte do Programa Água para Todos do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal, assumiu a meta de aplicar a metodologia do programa na recuperação, implantação e gestão de 1,2 mil sistemas de dessalinização até 2014 e beneficiar, com isso, 500 mil pessoas, com investimentos de R$ 168 milhões.
Água Doce na comunidade:
A Unidade Demonstrativa do assentamento Cachoeira Grande  foi implantada com a coordenação técnica da Embrapa Semi-Árido, em parceria com o BNDES, Associação Técnico Científica Ernesto Luiz de Oliveira Júnior (Atecel), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Embrapa Meio Ambiente, Incra, Governo do Estado da Paraíba e do Ministério do Meio Ambiente por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano e Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental.
Entre as atividades já desenvolvidas estão: implantação física da Unidade Demonstrativa;  peixamento dos tanques de produção; treinamento da comunidade para operação da Unidade Demonstrativa; biometria dos peixes; mobilização social e sustentabilidade ambiental para a gestão, com a negociação do Acordo de Gestão para operação da Unidade Demonstrativa, com participação da comunidade, Prefeitura e Estado, e  atividades de sustentabilidade ambiental - cadastramento das famílias, palestra com o tema: transporte e armazenamento da água nas residências.

  • Mudança climática:

O uso sustentável dos recursos hídricos promovido pelo Programa Água Doce contribui para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas. O Programa tem importante relação com a Política Nacional sobre Mudança do Clima por reduzir a vulnerabilidade do acesso à água no semiárido em consequência de estiagens mais severas.

  • Parceiros:

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com diversas instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados ambientais e sociais na gestão de sistemas de dessalinização.
Busca atender, prioritariamente, localidades rurais difusas do Semiárido Brasileiro. O Água Doce conta com uma rede de cerca de 200 instituições envolvidas no processo, envolvendo os 10 estados do semiárido e parceiros federais.
Blog do Josélio Carneiro
Comunidade paraibana ganha acesso à agua potável dessalinizada Comunidade paraibana ganha acesso à agua potável dessalinizada Reviewed by Natan C. Bezerra on 2/19/2012 06:48:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais