Nasa mostra imagens da aurora boreal no México, Canadá e EUA

As imagens da aurora boreal que provocou as tempestades solares detectadas em janeiro foram captadas pela Estação Espacial Internacional (ISS) e publicadas nesta sexta-feira (10) pela Nasa (agência espacial americana) em forma de breves vídeos.

Os astronautas a bordo do complexo espacial obtiveram imagens noturnas nas quais se pode ver a luz esverdeada da aurora boreal sobre a escuridão do horizonte no Hemisfério Norte.
As imagens, tomadas entre 29 de janeiro e 3 de fevereiro, mostram centenas de cidades do México e do Golfo do México até a Costa Leste dos Estados Unidos.
Também há cenas que abrangem desde o estado do Texas até a região dos Grandes Lagos, assim como o fenômeno em sua passagem pelo Canadá.
As imagens foram tiradas de uma distância de 380 quilômetros a mais de 27 mil km/h, velocidade de órbita da ISS - plataforma que conta com a participação de 16 países.


Veja vídeo em inglês:

  • Mas o que é aurora boreal?

A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal (nome batizado por Galileu Galilei em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes), ou luzes do Norte (nome mais comum entre os escandinavos). Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar ao Sul.
O fenômeno não é exclusivo somente à Terra, sendo também observável em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Da mesma maneira, o fenômeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório.
Nasa mostra imagens da aurora boreal no México, Canadá e EUA Nasa mostra imagens da aurora boreal no México, Canadá e EUA Reviewed by Natan C. Bezerra on 2/11/2012 03:50:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais