Pré-conferência sobre caatinga será realizada na Paraíba

O Governo do Estado da Paraíba vai promover, no próximo dia 2 de março, a Pré-Conferência Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga – A Caatinga na Rio+20. O evento será realizado na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, com debates sobre os problemas enfrentados na caatinga paraibana, bem como as experiências exitosas desenvolvidas no bioma no Estado. 
  • Objetivo
O objetivo geral é definir os pontos que vão compor o documento no qual estarão formalizados os compromissos que os governos e demais setores da sociedade assumirão para a promoção do desenvolvimento sustentável da caatinga. Esse documento se chamará Declaração da Caatinga. “Ele deve tomar por base os problemas enfrentados na caatinga paraibana, mas também as experiências positivas que já desenvolvemos, como o Programa do Leite e a produção agroecológica, entre outras”, explicou Fábio Agra Medeiros, secretário Executivo dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente da Paraíba.
A Pré-Conferência é um evento local, realizado em todos os dez Estados brasileiros onde ocorre o bioma caatinga – sendo eles as nove unidades federativas que integram a região Nordeste e o Estado de Minas Gerais. Após a realização de cada encontro, acontecerá um evento maior, que é a Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga – A Caatinga na Rio+20
Essa última será realizada nas dependências da Direção Geral do Banco do Nordeste, em Fortaleza, no Ceará, no próximo mês de maio. Nela, cada Estado participante apresentará seu documento, que deve conter contribuições da região para a promoção do desenvolvimento sustentável do planeta.
  • Documento

Há quase dois meses, três grupos do comitê estadual formado na Paraíba trabalham na elaboração de um documento prévio. “Dividimos as turmas para que cada uma trabalhe com um eixo temático diferente. A partir desse documento prévio, vamos receber sugestões e concluí-lo conforme o acordado durante o evento, para levá-lo à Conferência em Fortaleza”, explicou Fábio.
Os três eixos do documento são: I – Políticas Públicas voltadas para o Bioma Caatinga: estratégias de implementação e possibilidades de integração; II – Ações e propostas para o manejo sustentável do Bioma Caatinga; e III – O papel dos diversos atores na promoção do desenvolvimento sustentável do Bioma Caatinga.
  • Programação

Na Paraíba, a programação da Pré-Conferência terá início às 8h30, contando, pela manhã, com cinco palestras que abordarão temas como os projetos já trabalhados na caatinga no Estado e o potencial de desenvolvimento do bioma. À tarde, haverá uma oficina para discutir os eixos temáticos que formalizarão a Declaração da Caatinga.
O evento terminará no final da tarde, com um debate em que os participantes poderão fazer sugestões quanto ao andamento das propostas do documento. Paralelamente à Pré-Conferência, ocorrerão exposições de produtores, mostra do Museu Itinerante do Semiárido e apresentações culturais.
Confira a programação:
Secom-pb
Pré-conferência sobre caatinga será realizada na Paraíba Pré-conferência sobre caatinga será realizada na Paraíba Reviewed by Natan C. Bezerra on 2/24/2012 05:47:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais