Paraíba cria Plano Estadual de Cultura até final do ano


Nessa sexta-feira (2), o secretário de Cultura da Paraíba, Chico César, participou da solenidade de encerramento do 1º Seminário Planos de Cultura, realizada na sala Funarte Cássia Eller, em Brasília. Na ocasião, ele assinou o termo de cooperação que cria o Programa de Fortalecimento Institucional pela Implementação dos Sistemas de Cultura.
Representantes de outros 17 estados, além de 20 capitais e municípios de regiões metropolitanas, também participaram do evento e assinaram o termo, que oficializa a implantação dos planos estaduais e municipais até o final deste ano. Na Paraíba, a elaboração do plano será coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e contará com o auxílio de uma equipe técnica capacitada pelo Ministério da Cultura (Minc) – formada pela articuladora Doci Mendes, a coordenadora Alice Monteiro e o analista Pedro Santos.
Ao longo deste ano, a equipe atuará na realização de diagnósticos, articulação de encontros com gestores e agentes de cultura dos municípios, eventos formativos e, ao término do ano, na elaboração de matérias legislativas a serem encaminhada para a Assembleia Legislativa, garantindo a institucionalização do Plano Estadual de Cultura.
A criação dos planos estaduais tem sido a principal meta do Minc em 2012. Após a institucionalização, por meio da Assembleia Legislativa, o plano passará a compor o Sistema Estadual de Cultura, que conta ainda com o Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos e o Conselho Estadual de Cultura.
Tribunal do Litoral
Paraíba cria Plano Estadual de Cultura até final do ano Paraíba cria Plano Estadual de Cultura até final do ano Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 3/04/2012 10:53:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais