A Presidente do Brasil, Dilma, comitiva e o Governador PB Ricardo Coutinho partiu para a Índia neste domingo

A presidente Dilma Rousseff embarcarou neste domingo (25) a Nova Déli, capital da Índia, onde participa da 4ª reunião dos Brics – grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, que também faz parte da comissão brasileira que irá acompanhar a presidente. O encontro da cúpula, marcado para quinta-feira (29), será pautado principalmente pelos efeitos da crise econômica internacional nos países emergentes e pela criação de um banco único de desenvolvimento dos Brics.
Além de economia, os líderes deverão debater formas de estimular o crescimento sustentável, meio ambiente e temas de paz e segurança global. Dilma deverá levar à pauta a conferência ambiental Rio+20 – a ser realizada em junho, no Rio de Janeiro – e negociar bolsas de estudos para o programa Ciência sem Fronteiras, que incentiva brasileiros a estudarem no exterior.
De acordo com a subsecretária-geral de política do Itamaraty, Maria Edileuza Fontenele Reis, a cúpula irá avaliar a atuação dos Brics no Conselho de Segurança da ONU. Segundo a embaixadora, haverá a condenação da onda de violência no Oriente Médio e no norte da África.
  • Agenda:
Dilma deixará o Brasil neste domingo, mas só chegará a Nova Déli na terça-feira (27) pela manhã. Até quarta-feira (28) à noite, quando participará de um jantar oferecido pelo primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, a presidente não terá agenda oficialNa sexta (30), Dilma será recebida pela presidente da Índia, Pratibha Patil, e pelo primeiro-ministro. Haverá cerimônia de assinatura de atos bilaterais entre os países.Segundo a embaixadora, devem ser assinados vários acordos de cooperação técnica em meio ambiente, cultura, promoção da igualdade de gênero e avanços na área científica e tecnológica. Até 2015, serão US$ 15 milhões em transações comerciais entre os dois países, afirmou a embaixadora do Itamaraty.A presidente poderá se reunir com lideranças empresariais indianas e com o líder da oposição do país. Outros encontros bilaterais com chefes de estado também poderão ocorrer, mas não foram confirmados até o momento. A volta ao Brasil está prevista para sábado (31).

  • Presidente interino:

Durante parte da estada de Dilma na Índia, o vice-presidente, Michel Temer, também estará no exterior, na Coreia do Sul. Assim, quem assumirá interinamente a presidência do país será o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS). Esta é a terceira vez que o petista assume o cargo mais alto da República.
A Constituição Federal estabelece que, em caso de ausência do presidente da República, assumirá o vice. Se os dois estiverem ausentes, o cargo deve ser ocupado pelo presidente da Câmara. O quarto na linha sucessória é o presidente do Senado, seguido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal.

  • Coreia do Sul:

O vice-presidente, Michel Temer, viajou nesta quinta-feira (22) a Seul, capital da Coreia do Sul, para participar da 2ª Cúpula sobre Segurança Física Nuclear. Durante o encontro, que ocorre na segunda (26) e terça-feira (27), o Brasil deverá reafirmar sua posição de que o uso da energia nuclear deve estar relacionado estritamente "à promoção do desarmamento e não-proliferação nucleares", segundo informou o Itamaraty. A volta de Temer ao Brasil está prevista para a noite de quarta-feira (28), quando assumirá a Presidência.
G1
A Presidente do Brasil, Dilma, comitiva e o Governador PB Ricardo Coutinho partiu para a Índia neste domingo A Presidente do Brasil, Dilma, comitiva e o Governador PB Ricardo Coutinho partiu para a Índia neste domingo Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 3/26/2012 12:13:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais