Google homenageia com doodle Gideon Sundback

O Google comemora nesta terça-feira (24) com um Doodle animado, o aniversario de 132 anos do engenheiro e inventor sueco-americano Gideon Sundback, que é conhecido por desenvolver pesquisas que levaram a criação do zíper. Alguns podem achar simples, mas o zíper é uma ferramenta muito usada no nosso dia-a-dia. Saiba mais sobre esse inventor e o zíper.
  • Gideon Sundback
Gideon Sundback.jpgNascido na Suécia e filho de um próspero fazendeiro, Sundback mudou-se para a Alemanha após o fim de seus estudos, onde ingressou na Escola Politécnica em Bingen am Rhein. Dois anos depois de ter se formado, emigrou para os Estados Unidos e começou a trabalhar na Westinghouse Electric and Manufacturing Company, na Pensilvânia. Em 1906, foi contratado pela Universal Fastener Company, sendo promovido, posteriormente, ao cargo de chefe de designer.
Entre os anos de 1906 e 1914, o engenheiro realizou grandes avanços no desenvolvimento do zíper ao aperfeiçoar trabalhos elaborados por outros engenheiros. Em 1913, criou duas fileiras opostas de dentes que, ao deslizar uma peça única entre ambas, se uniam e se fechavam. A sua invenção foi aprimorada nos anos seguintes e, em 1923, batizada oficialmente de zíper por Benjamin Franklin Goodrich, dono de uma indústria de borracha.
  • O Zíper

Em 1893, W. Litcomb Judson de Chicago, Estados Unidos, patenteou um sistema de fecho que era feito de ganchos e fendas que se agarravam para abrir e fechar, inicialmente foi concebido o nome de "reco" para este acessório de metal. Ainda era um esboço do que conheceríamos mais tarde como zíper. Só em 1913, Gideon Sundbäck, um sueco trabalhando nos Estados Unidos, desenvolveu as idéias de Judson e produziu um fecho semelhante só que sem os ganchos pontiagudos, usando no lugar "dentes" de metal. No começo, esse tipo de fecho era usado para bolsinhas que guardavam tabaco e dinheiro. Em 1917, a marinha americana começou a fabricar casacos que usavam o zíper na frente. Quem batizou o zíper de "zipper" foi B.G. Worth, baseado em modelos de fechos semelhantes usados em sapatos. Elsa Schiaparelli foi uma das primeiras estilistas a usar o zíper na moda, no início da década de 15.
Em Portugal adoptou-se a expressão "fecho éclair", vinda do francês fermeture Éclair, que se refere ao nome da sociedade detentora do registo da marca, Éclair Prestil SN. Esse expressão foi utilizada durante muitos anos, por fecho éclair ser uma marca mundialmente conhecida desde sua fundação em 1946.
Fonte e fotos: Wikipédia
Google homenageia com doodle Gideon Sundback Google homenageia com doodle Gideon Sundback Reviewed by Natan C. Bezerra on 4/24/2012 01:15:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais