Hospital de Patos amplia leitos e atende 10 mil pessoas por mês

Uma média de 10 mil pessoas são atendidas mensalmente no Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, que também interna cerca 800 pacientes no mesmo período. O Hospital Regional de Patos é referência para 43 municípios, mas ano passado chegou a atender pacientes de 98 cidades.
A unidade conseguir dinamizar o atendimento com a criação do sistema de classificação de risco, no qual os pacientes são selecionados de acordo com a urgência que o caso requer. Eles são identificados com fitas nas cores amarela, verde, vermelha, azul e laranja.  De acordo com o diretor, somente para atendimento na área de urgência, quando o atendimento deve ser feito em até 30 minutos (fita amarela), foram criados 12 leitos todos climatizados.
O diretor explicou que o em 2011, quando assumiu a direção o hospital tinha apenas 120 leitos. “Vimos a necessidade de melhorar o atendimento e dar vazão à demanda, daí foram criados mais 31 leitos e a unidade passou a dispor de 151”, lembra o diretor. “Trabalhamos com a humanização em todos os setores para que a população desfrute de um atendimento de qualidade e eficiência”, destacou o diretor do hospital Eliseu José de Melo Neto.
O Hospital Regional de Patos é referência para 43 municípios, mas ano passado chegou a atender pacientes de 98 cidades, já que muitas pessoas vêm dos Estados do Pernambuco e Rio Grande do Norte.
O plantão do hospital conta com médicos de cirurgia geral, ortopedista, urologista, oftalmologista, otorrino, clínico geral, anestesistas, intensivistas, bucomaxilar, endoscopista, pneumologista, cardiologista, neurocirurgião e radiologista. No decorrer do ano passado 12 cursos de capacitação foram destinados aos funcionários da unidade para melhorar o atendimento.
  • Mais investimentos:
Recentemente, o Governo do Estado entregou ao Regional de Patos a unidade de atendimento ao acidente vascular cerebral (AVC). O serviço conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais que trabalham com o objetivo de reduzir a morbidade, a mortalidade e o tempo de internação do paciente.
Nesse serviço foram investidos recursos da ordem R$ 300 mil na reforma da estrutura e na aquisição de equipamentos. “Nós estamos pensando em ampliar o serviço e criar mais dois leitos”, afirmou o diretor Eliseu Melo.
O Hospital de Patos é a primeira unidade regional do Estado com atendimento focado no tratamento do AVC, que é equipada com respiradores, monitores multiparâmetro, camas de controle de posição, aspiradores, oxímetro de pulso e carro de parada cardiovascular.
  • Neurocirurgia:
O diretor Eliseu Melo disse que o hospital já está se preparando para atender na área de neurocirurgias. Para isso estuda a criação de mais 14 leitos de UTI (hoje o hospital dispõe de seis) para atender pacientes com politraumatismos graves.
O homem também terá prioridade no Hospital já que 58% dos atendimentos são do sexo masculino. Para isso a unidade de saúde já pensa em criar enfermarias especializadas para atender doenças relacionadas ao sexo masculino.
O hospital também está criando o Conselho Gestor que será formado por 24 membros com representação igual da direção, dos usuários e entidades de classe e funcionários que serão escolhidos por meio de eleição direta. Esse conselho terá função de discutir e acompanhar as ações e serviços que estão sendo implantadas, como também os investimentos aplicados.
Fonte: Secom pb
Foto: Francisco França
Hospital de Patos amplia leitos e atende 10 mil pessoas por mês Hospital de Patos amplia leitos e atende 10 mil pessoas por mês Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 4/18/2012 11:25:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais