No Canadá, Rômulo estreita relações para aperfeiçoar o uso da Tecnologia na Paraíba

O vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia está mantendo encontros com dirigentes e empresas canadenses na intenção de importar ideias e alternativas para serem aplicadas na Paraíba por meio do uso da tecnologia. No final deste ano, o estado vai sediar uma importante conferência de Tecnologia da Informação (TI), baseada em um inovador modelo adotado no Canadá, que visa otimizar o uso de novas tecnologias e da internet na prestação do serviço público e na relação do cidadão com o poder público.
A meta do governo canadense é fazer com que o cidadão consiga resolver qualquer problema de forma online até 2017 – proposta batizada de  “Anyone Can Do Anything Online”, ou “qualquer um pode fazer qualquer coisa on line”, em tradução livre.
Para isso, o vice-governador Rômulo Gouveia encontra-se na cidade de Stratford, em Ontário, onde participa, ao lado da secretária executiva de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Francilene Procópio, da Conferência Internacional Canadá 3.0, cujo tema é ‘Acelerando o Futuro Digital do Canadá’, encontro que tem por objetivo reunir o governo, acadêmicos e empresários para, juntos, identificarem prioridades e soluções de TI em prol da melhor qualificação dos serviços oferecidos à população.
Desde domingo (22) envolvido no evento, o vice-governador já esteve reunido com a Open Text, empresa global com soluções para internet e mídia digital, que será uma das patrocinadoras da conferência de tecnologia em João Pessoae irá ceder soluções de TI para uso do Governo do Estado.
Na segunda-feira (23), o vice-governador e a secretária executiva de Ciência e Tecnologia foram recebidos pelo prefeito de Stratford, Dan Mathieson, cidade-sede da Conferência Internacional Canadá 3.0 e que, de acordo com Rômulo, será parceira na organização da conferência na Paraíba. “Stratford é uma cidade com infraestrutura digital e várias soluções online que visam facilitar o acesso do cidadão aos serviços oferecidos pelo governo local. Será uma parceira importante para projetos similares na Paraíba”, explica Francilene Procópio, por e-mail.
Foto Secom PB
Ainda na segunda-feira, Rômulo e Francilene foram conhecer o Parque Tecnológico da Universidade de Waterloo e mantiveram novos contatos com dirigentes locais e empresas. Nesta terça-feira (24), a secretária executiva acompanha a conferência, enquanto Rômulo viaja a cidade de Kingston, para visitar empresas canadenses nas áreas de compostagem e reciclagem, com vistas a conquistar parcerias de interesse da Paraíba. Rômulo planeja voltar a tempo para Stratford, a fim de participar das reuniões.
“A avaliação é super positiva, tendo em vista que a Paraíba foi o estado escolhido para sediar a próxima conferência de TI, certamente pelo nosso avançado parque tecnológico. A pedido do governador Ricardo Coutinho, levo de volta para a Paraíba os meios para que a gente possa implementar no Estado um modelo importante de gestão de serviço público e realizar um evento de grande repercussão internacional”, comentou o vice-governador do Canadá, também por e-mail.
  • Centro Accelerator (AC):

Segundo o Centro Accelerator (AC) " É um mundialmente renomado, centro award-winning para o cultivo do empreendedorismo em tecnologia localizado em Waterloo, Ontário. A AC foi criada para acelerar a criação, crescimento e maturação de empresas de novas tecnologias sustentáveis​​, promover a comercialização da investigação e tecnologia crescente de instituições acadêmicas como a Universidade de Waterloo, Wilfrid Laurier University, University of Guelph, e Faculdade Conestoga, e para gerar benefícios econômicos e reforçar a importância estratégica da região de Waterloo em Ontário e maior economia do Canadá.

A equipe do Centro de conselheiros e mentores fornecer uma gama única de serviços de apoio e programas de educação, permitindo que os clientes da CA para mover mais rapidamente ao mercado, criar empregos e estimular a atividade econômica. O Programa Accelerator que é executado, tanto no AC e no Hub Communitech em Kitchener é o lar de 50 + tecnologia start-up clientes da empresa. Trabalhando de perto com start-ups, assim como muitos parceiros estratégicos na região KW fez com que o Centro de Acelerador de um componente-chave do ecossistema de tecnologia Waterloo. A equipe também se envolveu com outras organizações nacionais e internacionais para ajudar a estabelecer as melhores práticas semelhantes baseados em aceleradores em outras comunidades canadenses e em todo o mundo.
http://www.acceleratorcentre.com
Fonte: Secom-PB

No Canadá, Rômulo estreita relações para aperfeiçoar o uso da Tecnologia na Paraíba No Canadá, Rômulo estreita relações para aperfeiçoar o uso da Tecnologia na Paraíba Reviewed by Natan C. Bezerra on 4/25/2012 08:58:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais