SBB lança versões da Bíblia para os povos indígenas


Dando continuidade as comemorações do Dia no Índio, pensando nessa data 19 de abril, a SBB (Sociedade Bíblica do Brasil) divulgou que o programa A Bíblia Sagrada para os Povos Indígenas já fez diversas traduções para comunidades indígenas que não falam o português em seu dia a dia. Até o momento o Livro Sagrado e algumas porções bíblicas foram traduzidas para as línguas kaiwá, kaingang, guarani-mbyá, tukano, xavante, kaxinawá, guajajara, xerente, tembé e nadëb.

Mas o projeto não para por ai, a SBB está preparando a edição dos livros de Gênesis, Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos, Tito, Hebreus, 1 e 2 Timóteo, 1e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João, os dez mandamentos e Salmos, na língua kulina e a Bíblia completa no idioma iny-karajá.
Esse programa capta recursos para projetos de tradução da bíblia para idiomas indígenas, permitindo que, assim como os demais brasileiros, os índios também tenham acesso à Palavra de Deus. Embora exista uma infinidade de traduções do texto bíblico para a língua portuguesa, muitos povos indígenas ainda não têm acesso ao Livro 

Para que esse projeto siga em frente a SBB conta com o trabalho de tradutores que enfrentam diversos desafios para poder transcrever a Bíblia, pois algumas dessas línguas indígenas não possuem registro gráfico. Por exemplo, os índios que habitam a região de São Félix do Araguaia (MT) falam o karajás, uma língua ágrafa, mas com o trabalho iniciado por David Lee Fortune, missionário e linguista que traduziu e publicou o Novo Testamento em karajá, o idioma está preservado.
A SBB aproveitou a data comemorativa para garantir seu compromisso em levar a palavra de Deus para todos os cantos do Brasil, para quem não sabe em nosso país há cerca de 370 mil pessoas que falam mais de 180 idiomas nativos. Por essa razão, a SBB vem apoiando cada vez mais o trabalho de tradução para línguas minoritárias.
SBB lança versões da Bíblia para os povos indígenas SBB lança versões da Bíblia para os povos indígenas Reviewed by Natan C. Bezerra on 4/23/2012 09:09:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais