Agricultores renegociam dívidas com Governo e solicitam pagamento para depois da seca.

Mais de 100 agricultores da região de Bananeiras se reuniram, nesta segunda-feira (7) na a Sede da Fetag-PB, com o Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa), para debater questões relacionadas à renegociação de dívidas obtidas com créditos rurais e à liquidação dos débitos. Mais de 30% dos trabalhadores rurais já saíram do encontro com propostas de prorrogação do pagamento das dívidas só depois do período de estiagem.
O encontro realizou-se na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-PB). Representantes do Banco do Nordeste, Emater-PB, Interpa, Federação dos Trabalhadores na Agricultura das Paraíba (Fetag-PB) e Incra discutiram com os agricultores soluções urgentes para este período de estiagem e avaliaram a situação de algumas famílias que estão sem condições de pagar a dívida adquirida com créditos rurais.
Algumas pendências já foram resolvidas no próprio local do encontro. Cada caso será analisado com cuidado. Isso porque o período de seca é grande e muitos trabalhadores estão em condições tristes”, declarou o presidente do Interpa, Nivaldo Magalhães.
Os agricultores que participaram do encontro moram nos assentamentos Baixa do Mel, Umburana, Salto do Bode, Gamela e Santa Vitória. “Além da reavaliação do pagamento de dívidas ou prorrogação dos prazos, também explicamos detalhes da liquidação dos débitos, que acontecem por meio de solicitação do Incra e muitos agricultores não sabem disso”, disse Nivaldo.
Nos próximos dias, tanto o Banco do Nordeste como o Interpa devem receber alguns dos trabalhadores rurais da região para firmarem a renegociação de dívidas nas sedes, isso porque muitos agricultores não estavam com a documentação em dia no local do evento.
Quem obteve empréstimo junto ao Governo Federal e quer renegociar a dívida tem até setembro para fazê-lo. Na Paraíba, a coordenação do programa de empréstimo é feita pelo Interpa, que nesta quarta-feira (9) voltará a se reunir com a Fetag e BNB para tratar de assuntos relacionados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Secom PB
Agricultores renegociam dívidas com Governo e solicitam pagamento para depois da seca. Agricultores renegociam dívidas com Governo e solicitam pagamento para depois da seca. Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 5/08/2012 10:51:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais