Exposição fotográfica da Funesc une-se a programação da Semana de Museus

Refletir sobre o papel dos museus em um mundo de movimento acelerado, marcado pela quebra de fronteiras pela instantaneidade da notícia. É essa a proposta da 10ª Semana de Museus, que acontece ao mesmo tempo em todos os Estados brasileiros no período de 14 a 20 de maio. A Paraíba participa do evento nacional com várias atividades.
Entre elas, a promovida pela Fundação Espaço Cultural (Funesc), onde o Museu José Lins do Rego vai receber a exposição fotográfica “O Museu no Tempo e no Espaço”, com imagens captadas no período de 1987 a 1988. Proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a semana propõe enxergar o papel do museu enquanto pontes entre a memória e o esquecimento; o individual e o coletivo; o local e o global; o que é e o que se pretende ser. Importante na agenda anual, a Semana deste ano apresenta o tema “Museus em um mundo de transformação: novos desafios, novas inspirações”.
O objetivo é mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo tema. A primeira edição aconteceu em 2003, idealizada pelo Departamento de Museus (Demu/Iphan), atual Ibram. Na época, contou com a participação de 57 unidades culturais onde foram realizados 270 eventos em 36 cidades brasileiras.
Hoje, as 10 edições da Semana de museus totalizam mais de cinco mil participações e 15,7 mil eventos realizados em todo o território nacional. O ano de 2012 comemora também um marco na museologia mundial: os 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile, quando uma nova proposta foi apresentada ao mundo. Foi quando se começou a pensar o museu como instituição a serviço da sociedade.
Secom PB
Exposição fotográfica da Funesc une-se a programação da Semana de Museus Exposição fotográfica da Funesc une-se a programação da Semana de Museus Reviewed by Natan C. Bezerra on 5/11/2012 02:40:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais