Homenagem ao Dia das Mães

Antes de falar da história do surgimento das homenagens desse dia há seculos na Grécia antiga, no seculo XVII na Inglaterra, no mundo, in Brazil, ou Pharahyba. Vou falar com muito carinho em nome de todos que por infelicidade não venha a ter a oportunidade de falar em público mas, vocês podem se expressarem o carinho, o amor, a paz, a proteção e tudo de bom que essa pessoa tão especial representa no seu coração e na vida, sem ela você não existiria abaixo de Deus, seja quem for, independente de sexo, cor, raça, posição social, ou nacionalidade.
Estou falando de alguém muito especial, que todos do planeta terra dependeram ou precisou de sua proteção para sobreviver. Estou me referindo junto com vocês os precisos leitores do Blog WRB da Paraíba, Brasil e do mundo, sobre alguém muito especial que Deus nos deu a honra de sermos gerados. Quantas mães passaram dificuldades carregando em seu ventre um filho, enfrentando as vezes dificuldades ou problemas de: saúde, financeira, de segurança, de abandono do "companheiro", desprezo de famílias e conhecidos, mas pede forças a Deus para conseguir dar a luz a um filho e protege-lo as vezes com unhas e dentes, sem importar ou saber o que ele ou ela será.
A vocês mães, mulheres que desde dos primeiros dias que levam ou já levaram no ventre um ser, ou aquela que por dificuldades de saúde dela ou do esposo se esforçaram em adotar e até mesmo aquelas que por algum motivo são mães avós. A nós que fazemos a edição desse blog junto aos nosso leitores homenageia com muito carinho a todas mães do Planeta Terra e que Deus possa abençoar junto aos seus familiares. 
  • História
     O dia das Mães é comemorado no Brasil no segundo domingo de maio, neste ano dia 13, mantendo a tradição de sempre.  A data é umas das mais festejadas pelo comércio que costuma vender muito, o que não será diferente no Dia das Mães 2012.
A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. Um dos registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Estados Unidos
    As primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República". Mas foi outra americana, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905  Anna Jarvis, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, suas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A ideia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Anna Jarvis (Foto: My Hero)
    Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador da Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração. Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
Brasil
     O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. A data do Dia das Mães foi oficializada no segundo domingo de maio do ano de 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas.  E foi em 1947, que Dom Jaime de Barros Câmara, que era na época o Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, decidiu que a data faria parte também do calendário oficial da Igreja Católica.
     O Dia das Mães é uma data para demonstrarmos o amor que sentimos por nossas mães através de presentes e mensagens. Quando a data está se aproximando o comércio lança várias propagandas e promoções inspiradas no tem Dia das Mães. Assim, é possível que tenhamos várias opções de presentes para que presenteemos nossas mães.
Pensando no seu conforto, disponibilizamos a seguir uma lista de dicas de presentes que as mães podem gostar de receber no Dia das Mães 2012 que vai fazer muita mãe feliz.
Dicas de Presentes para o Dia das Mães 2012.
Alguns Dia das mães no mundo
  • 2º domingo de maio – Estados Unidos, Brasil, Dinamarca, Finlândia, Japão, Turquia, Itália, Austrália e Bélgica
  • 2º domingo de fevereiro – Noruega
  • 2º domingo de outubro – Argentina
  • 2º dia da primavera – Líbano
  • 1º domingo de maio - Portugal, Espanha
  • 10 de maio – México
  • Último domingo de maio – Suécia
  • 4º domingo da Quaresma – Inglaterra
Parte Comercial
"Não criei o dia das mães para ter lucro", afirma Jarvis.
Foto: Marcos Dantas (G1)
     O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse uma dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia as mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Nesta mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso.
     Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.
Pessoal
"Apesar de todas merecerem os melhores ou maiores presentes que os filhos devem dar a sua mamãe não é apenas nessa data e sim todos os dias de sua vida, dando amor, carinho, respeito, visitando e protegendo e tudo de bom. A data é apenas uma fachada que serve para aquecer o mercado e lucro aos comerciantes, mas tudo bem esquecemos isso pois a minha e sua mãe merece mais que isso e assino em baixo."
Homenagem ao Dia das Mães Homenagem ao Dia das Mães Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 5/13/2012 10:17:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais