Reforma do cais em Cabedelo é afirmado por ministro


O Porto de Cabedelo, na Paraíba terá uma nova estrutura. A garantia foi dada nesta quarta-feira (9) durante audiência do presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome, com o Ministro dos Portos, Leônidas Cristino. O encontro aconteceu um dia depois do gabinete do governador Ricardo Coutinho protocolar, na Secretaria Especial de Portos, o projeto básico de construção do terminal de múltiplo uso, que inclui a reforma do cais.
Segundo Wilbur Jácome, o encaminhamento dos trabalhos chega em um bom momento, já que o porto atinge mais um resultado positivo. Em abril, movimentou 189.207 toneladas, incrementando em cerca de 4,5% os dados atingidos em 2011. A perspectiva para maio é ainda maior, com mais de 200.000 toneladas.
A audiência em Brasília com o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, foi acompada pela equipe técnica formada pelo secretário de Infraestrutura Portuária, Fernando Vitor, o responsável pela área de dragagem da Secretaria de Portos, Marcelo Sales, e pelo assessor especial do secretário Executivo, Alexandre Catão.
O Ministro Leônidas garantiu total apoio à construção do terminal de múltiplo uso. Outra boa notícia foi com relação ao serviço de dragagem que está paralisado. Por causa de problemas jurídicos entre a Secretaria de Portos e a construtora responsável pela obra, o Governo Federal vai fazer uma nova licitação. Segundo técnicos da SEP, esse processo deve levar pelo menos seis meses para ser retomado. “Foi um dia bastante produtivo para a Paraíba. O Porto de Cabedelo e a economia do Estado vão sair ganhando”, comemorou o presidente da Companhia Docas da Paraíba.
De acordo com Wilbur Holmes Jácome, o projeto do terminal vai possibilitar a realização de uma das obras mais importantes para o sucesso de Cabedelo, que é o realinhamento do cais com reforço da cortina. Isso vai permitir elevar o calado para 14 metros, tornando Cabedelo mais competitivo e se igualando a grandes terminais.
“Em 2011, registramos um crescimento de aproximadamente 30%, embora este ano devamos crescer no máximo 10%. A economia e o sistema tributário brasileiros devem apresentar novos cenários até o fim do ano”, disse o presidente, preocupado com as variáveis do mercado.
  • Terminal:
O terminal de múltiplo uso prevê investimentos iniciais de 200 milhões de reais do PAC II e a construção dos primeiros 270m de berço de atracação. “O foco desta gestão é deixar pronto o planejamento da infraestrutura logística do porto, para que ele possa operar de forma adequada nos próximos anos” afirmou Wilbur. O projeto de modernização do porto começou a ser implementado no começo do ano passado, com a entrega do estudo de viabilidade técnico-econômica solicitado pelo Governo Federal.
  • Bons resultados:
O Porto de Cabedelo registrou em abril de 2012 um aumento de 4,35% na movimentação geral de cargas em relação à igual período do ano passado. Foram 189.207 toneladas de cargas descarregadas em Cabedelo, contra 181.325 em 2011. Outro dado positivo diz respeito à movimentação de containers. No primeiro quadrimestre deste ano houve um aumento de 5,34% em relação aos quatro meses iniciais de 2011.
Fonte: Secom PB
Foto:Walter Rafael
Reforma do cais em Cabedelo é afirmado por ministro Reforma do cais em Cabedelo é afirmado por ministro Reviewed by Natan C. Bezerra on 5/09/2012 10:04:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais