Documento final da Cúpula dos Povos indica "fracasso" da Rio+20

Representantes da Cúpula dos Povos, principal evento paralelo à Rio+20, cujo encerramento acontecerá nesta sexta-feira (22), afirmaram que a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável fracassou na tentativa de propor caminhos e ações, e defenderam a criação de um dia mundial de greve geral. As críticas estão no documento final da cúpula, que também chega ao fim após mais de dez dias de debates e palestras entre diversos grupos da sociedade civil.
"Hoje afirmamos que, além de confirmar nossa análise, ocorreram retrocessos significativos em relação aos direitos humanos já reconhecidos. A Rio+20 repete o falido roteiro de falsas soluções defendidas pelos mesmos atores que provocaram a crise global", diz um trecho da declaração.
"À medida que essa crise se aprofunda, mais as corporações avançam contra os direitos dos povos, a democracia e a natureza, sequestrando os bens comuns da humanidade para salvar o sistema econômico-financeiro".
Ao listar as 15 ações encaminhadas pelas várias plenárias autogestionadas que fazem parte da Cúpula dos Povos, o documento propõe a institucionalização do "Dia Mundial de Greve Geral" no escopo de direitos humanos das Nações Unidas.
Segundo o representante do Comitê Facilitador da Cúpula dos Povos, Darci Frigo, as sugestões da sociedade civil foram apresentadas ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (22).
"Ele fez uma série de referências a respeito do movimento que ocorreu aqui no aterro do Flamengo e no centro da cidade, e disse que a ONU está aberta para nos ouvir. Em nossas falas, fizemos duras críticas em relação ao sistema de captura corporativa da ONU. Aqueles que hoje são considerados os principais interlocutores para solucionar as crises climáticas, sociais e ambientais são os verdadeiros responsáveis pela crise", argumentou.
Na mesma faixa de horário, uma prévia do documento final da cúpula chegou a ser divulgada no site oficial do evento, mas a oficialização do documento só ocorreu no início da tarde. De acordo com Frigo, não foram feitas grandes alterações.
Fotos do Portal CTB
Documento final da Cúpula dos Povos indica "fracasso" da Rio+20 Documento final da Cúpula dos Povos indica "fracasso" da Rio+20 Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 6/22/2012 05:16:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais