Governador da Paraíba e comitiva participa de reuniões em Portugal


Nesta quarta-feira (13), o Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho e a comitiva (brasileira e portuguesa) seguem para Barcelona, onde serão recebidos pelo governador da Catalunha na sede do governo. Às 19h, o governador paraibano e secretários participam de um fórum com cerca de 40 empresários espanhóis para apresentar a Paraíba e as oportunidades para investimentos em vários setores do Estado, a exemplo da indústria, turismo e serviços. Na quinta-feira (14), serão realizadas rodadas de negócios.
O governador Ricardo Coutinho e a comitiva paraibana estiveram na manhãde terça-feira (12) à capital portuguesa. Em Lisboa, o governador visitou, a convite do ex-presidente de Portugal, Mário Soares, a Fundação Mário Soares, que promove e patrocina ações de caráter cultural, científico e educativo e das áreas dos direitos humanos, ciência política e das relações internacionais.
  • Comitiva em Lisboa
Mário Soares foi presidente de Portugal por dois mandatos sucessivos – 1986 a 1996 -, tendo iniciado as chamadas presidências abertas, quando percorreu muitas regiões do país ouvindo reivindicações e reclamações populares, dando assim início a uma nova postura presidencial. Desempenhou, posteriormente, as funções de euro-deputado no Parlamento Europeu. Atualmente coordena a fundação a qual deu o seu nome, preside o Comité Promotor do Contrato Mundial da Água e é patrono do International Ocean Institute (IOI).
Depois da visita à fundação, a comitiva seguiu para o porto de Lisboa, onde o governador manteve reunião com uma operadora portuária. Ainda em Lisboa, Ricardo Coutinho se reuniu com um grupo cimenteiro português e um grupo hoteleiro.
Ricardo destacou que as rodadas de negócios em Portugal e Espanha são frutos de dois encontros anteriores, um na Europa e outro na Paraíba, onde foram discutidas a instalação de empresas e indústrias e incentivos fiscais.
“Vamos buscar fechar esses investimentos em um momento de crise na Europa em que investidores buscam outros mercados como o Brasil e a Paraíba. Estamos abrindo portas e colocando a Paraíba no campo da disputa por grandes investimentos estrangeiros”.
Também integram a comitiva paraibana o secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano; a presidente e a diretora da Cinep, respectivamente, Margarete Bezerra e Eriene de Sousa Suassuna, e o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome.
  • Barcelona, Espanha
Barcelona é a maior cidade e a capital da comunidade autônoma da Catalunha, no nordeste da Espanha; é, também, a capital da comarca de Barcelonès e da província de Barcelona. É a segunda maior cidade da Espanha, após Madrid. Possui uma população de cerca de 1 621 537 habitantes e uma área de 101,4 km². A área urbana de Barcelona, porém, se estende além dos limites administrativos da cidade e abriga uma população de mais de 4,2 milhões de habitantes em uma área de 803 km², sendo a sexta área urbana mais populosa na União Europeia, após Paris, Londres, Vale do Ruhr, Madrid e Milão. Cerca de 5 milhões de pessoas vivem na área metropolitana de Barcelona.
Localiza-se cerca de 160 quilômetros ao sul das montanhas dos Pirenéus. A população da cidade é de 1 595 110 habitantes (estimativa em 2006), sendo que a população da área metropolitana é de 3 161 081 (estimativa em 2006). A população da província é de 5 226 354 (estimativa em 2005), mas cobre apenas 7 773 quilômetros quadrados da cidade.

  • Lisboa, Portugal

Lisboa é a capital, bem como a maior e mais importante cidade de Portugal. Considerada uma cidade global Alfa, Lisboa é também a capital do Distrito e da Área Metropolitana de mesmo nome. É ainda o principal centro da sub-região estatística da Grande Lisboa. Lisboa possuía, em 2011, uma população de 547 631 habitantes e uma área metropolitana envolvente que ocupa cerca de 2 870 km², abrigando quase 2,9 milhões de habitantes. A sua área metropolitana concentra 27% da população do país. A Região de Lisboa, que abrange do estuário do Tejo ao norte da Península de Setúbal, apresenta um PIB per capita superior à média da União Europeia, que faz desta a região a mais rica de Portugal, mas com a peculiaridade da sua economia se concentrar, sobretudo, em serviços. O concelho de Lisboa tem 83,84 km² de área, e apresenta uma densidade demográfica de 6 531,9 hab./km².
Fonte: Secom PB
Foto: José Marques
Governador da Paraíba e comitiva participa de reuniões em Portugal Governador da Paraíba e comitiva  participa de reuniões em Portugal Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 6/13/2012 08:39:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais