Lei que obriga caminhoneiros a dirigir menos reduzirá acidentes

Já está em vigor deste sábado (16) os caminhoneiros terão que dirigir 4 horas e descansar 30 minutos. A Lei que regulamenta a jornada de trabalho da classe é uma afronta a atividade dos estradeiros, tendo em vista o retorno que o governo concede através de estradas esburacadas e com péssimas condições de uso.

A Lei Federal que obriga caminhoneiros a descansarem a cada 4 horas, de trabalho e dormir 11 horas a cada 24 viajando, visa regulamentar a jornada de trabalho e melhorar as condições da classe caminhoneira, no entanto, bate de frente com uma necessidade da entrega de seus carregamentos em tempo hábil, como exemplo, produtos orgânicos e percíveis, ou diversos outros que possuem prazos razoáveis e já estão prejudicados devido as péssimas condições da malha rodoviária.
Para uma boa parte dos caminhoneiros a Lei é muito importante, pois assim há uma regulamentação mais clara à profissão,  outros acham que ela não irá mudar nada na rotina, já que as empresas têm prazos a serem seguidos com seus carregamentos, mas os transtornos ao ser parado em um posto fiscal, podem ser grandes, pois ao ser detectado através do tacógrafo o descumprimento, o caminheiro pode ser multado em R$ 130 e ter seu veículo retido.

O Bom Dia Brasil acompanhou a aula de caminhoneiros num simulador. É sua vida que está em risco nas rodovias do país. O resultado dessa aula foi assustador, como são assustadoras também as estatísticas obtidas. Só este ano mais de 400 pessoas morreram em acidentes só nas estradas federais do país.
Nas estradas, a principal delas é manter distância do carro da frente. Isso vale, sobretudo, para caminhões, que precisam de muito mais espaço para conseguir parar. Mesmo com a carteira de habilitação em dia, o caminhoneiro muitas vezes erra na direção. Em um teste feito num simulador, a maioria dos motoristas foi reprovada.
Os caminhoneiros são os que passam pelas provas mais difíceis na hora de tirar carteira de habilitação, mas no teste feito em um simulador em São Paulo a maioria deles foi reprovada. Ao todo, 80% deles se envolveram em acidentes durante a simulação; 40% atropelaram um pedestre; 15% bateram ao entrar na pista; e 7% colidiram ainda no pátio de manobras. Quase 500 caminhoneiros profissionais testaram o simulador de direção e 35 bateram ainda no pátio de manobras.
  • Conclusão - Minha Opinião
Esta Lei obrigando os caminhoneiros a redução da jornada de trabalho tem pontos positivos que são: " Diminuirá bastante os acidentes em geral nas estradas nacional, estaduais, e municipais em geral, afinal caminhões pesados sendo conduzidos por motoristas com arrepiques, dirigindo bastantes horas são verdadeiras máquinas mortíferas com muitas toneladas, e para choques de puro ferro fundido se for de encontro um carro de passeio é desproporção gigantesca com poucas chances de sobrevivência ou muitas de ficar paraplégico". 
Acrescento ainda que: " Por outro lado fica difícil aos caminhoneiros conduzindo as cargas
perecíveis que tem risco de estragar, tornando esses produtos mais escassos e mais caros, gerando outros problemas."  
Jornalista WRB

Lei que obriga caminhoneiros a dirigir menos reduzirá acidentes Lei que obriga caminhoneiros a dirigir menos reduzirá acidentes Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 6/18/2012 10:18:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais