"Passaporte verde" é lançado no Brasil com o propósito de orientar turistas


O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em associação com o Governo brasileiro, lançou neste sábado o "passaporte verde", uma campanha mundial para conscientizar os turistas sobre proteção do meio ambiente. O objetivo do programa é mostrar aos visitantes que durante suas viagens também podem contribuir para conservação da natureza e melhorar a qualidade de vida do povo da região que visitam, afirma o Pnuma, em comunicado. 

Sob o lema "Passaporte verde, turismo sustentável por um planeta vivo", a iniciativa começará com um projeto piloto em Paraty, no litoral fluminense. Lá serão promovidas políticas sustentáveis na gastronomia local, como a aquisição nos restaurantes de produtos de agricultura familiar e pesca artesanal.
No ato de lançamento do projeto, que aconteceu aos pés do Cristo Redentor, no Corcovado, marcando o início da semana do meio ambiente, estavam o diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner; a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o titular da pasta de Turismo, Gastão Dias. Durante a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que será realizada neste mês no Rio de Janeiro, os turistas receberão nos aeroportos informações sobre políticas de consumo sustentável para estimulá-los a respeitar a natureza, as tradições e os valores socioculturais.
Brasil recebe anualmente 5,5 milhões de turistas estrangeiros que, segundo o Pnuma, provocam impactos ambientais sobre os serviços e os recursos naturais, por isso o incentivo para que optem por um consumo de baixo impacto. O Governo calcula que o número de turistas estrangeiros aumentará para 7,2 milhões anuais nos próximos anos com a realização da Copa do Mundo de futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. 
"Passaporte verde" é lançado no Brasil com o propósito de orientar turistas "Passaporte verde" é lançado no Brasil com o propósito de orientar turistas Reviewed by Natan C. Bezerra on 6/02/2012 08:31:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais