Ano Brasil-Portugal seleção de atrações musicais e projetos independentes

A partir da segunda quinzena de agosto, até 5 de outubro, artistas e produtores poderão se inscrever para participar do processo de construção da programação do Ano do Brasil em Portugal. Serão selecionadas 72 atrações musicais para compor a programação do Espaço Brasil, de janeiro a junho de 2013. Cada uma das atrações escolhidas pelo edital receberá R$ 10 mil pela realização de um espetáculo dentro da programação musical do evento de porte  internacional.
O concurso é uma realização do Ano Brasil-Portugal e o seu objetivo é garantir a representação da música brasileira, que se caracteriza pela diversidade e inventividade. O material de inscrição deverá ser postado pelos Correios (via Sedex), em envelope único, para: Edital de Música Ano do Brasil em Portugal  - Rua João Afonso, 65 / casa 3 Humaitá – Rio de janeiro – RJ – CEP 22261-044.
  • Iniciativas independentes
Outro edital lançado é o de Chancela, que também vai possibilitar a participação de projetos independentes na programação. Poderão participar produtores culturais, associações, cooperativas, empresas com ou sem fins lucrativos, órgãos públicos e fundações privadas da área cultural.
A chancela do evento será concedida a projetos em todas as áreas culturais (música, circo, teatro, dança, artes plásticas, fotografia, artes integradas e outras), conforme as regras definidas no edital.
Os projetos devem ser enviados para o mesmo endereço já citado. Os classificados terão  apoio da organização, sendo que as apresentações serão incluídas no material de divulgação.
  • Ano Brasil-Portugal
No dia  17 de julho foi lançada oficialmente, no Rio de Janeiro, a programação do Ano Brasil- Portugal, solenidade que contou com a participação da ministra Ana de Hollanda, do presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Antonio Grassi, e de diversas personalidades brasileiras e portuguesas.
A agenda de eventos começa no próximo dia 7 de setembro e termina em 10 de junho de 2013.
Nos 10 meses de programação nos dois países estão previstos não só eventos culturais, mas também encontros e atividades nas áreas de economia e desenvolvimento empresarial, educação, tecnologia e inovação, turismo e esportes.
O Ano Brasil-Portugal  é a sequência de uma série de celebrações do Brasil com países diretamente ligados à sua história, seja como colonizador, no caso do irmão lusitano, ou como imigrantes que aqui se instalaram e criaram raízes definitivas, caso do ano Brasil-Itália e ano do Brasil na França.
Em 2013 acontece o Ano Alemanha-Brasil, a partir de maio, cujo lema será ‘Quando as  ideias se encontram’.
Acesse aqui os dois editais
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
Blog do Joselio Carneiro
Ano Brasil-Portugal seleção de atrações musicais e projetos independentes Ano Brasil-Portugal seleção de atrações musicais e projetos independentes Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 8/20/2012 11:56:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais