Concurso de redação do Senado Federal inscreve até 31 de agosto

Os alunos das redes estaduais de todo país têm até o dia 31 de agosto para se inscreverem no 5º Concurso de Redação do Senado, que classificará 27 estudantes dos estados e do Distrito Federal para participarem do Projeto Jovem Senador. Os interessados devem estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio e ter idade de 16 a 19 anos. O texto deverá ser sobre o tema “Meu município, meu Brasil” e conter entre 20 e 30 linhas, ser manuscrito com caneta esferográfica de tinta azul ou preta e estar no papel timbrado do Senado Federal, especialmente desenvolvido para o concurso.
Cada escola deve escolher uma redação e enviar para a Secretaria de Educação até o dia 31 de agosto. Já a Secretaria tem até o dia 28 de setembro para escolher a melhor redação do Estado e enviá-la para o Senado Federal, que por sua vez, por meio de uma comissão julgadora, deverá escolher as três melhores redações.
As unidades de ensino que obtiverem os três primeiros lugares recebem, além do kit com materiais para o acervo da escola, comum a todas as 27 escolas selecionadas, ganharão também computadores desktop para uso coletivo. Os 27 finalistas cada unidade da federação irão, no dia 19 de novembro, a Brasília atuar como Jovens Senadores e receberão notebook, medalhas e os três primeiros lugares ganham também troféus.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Harrison Targino, o concurso faz com que os jovens se interessem pela política e realidade social. “O projeto é muito importante, pois além de incentivar a participação dos estudantes na política brasileira, também proporciona a participação no processo de discussão e elaboração das leis, contribuindo assim no processo de formação da cidadania”, disse Harrison.

  • Na Paraíba
O projeto permite aos estudantes vivenciarem a rotina parlamentar do Senado Federal. A redação escolhida pela escola, juntamente com a ficha de inscrição, deve ser enviada para a Secretaria de Educação, na Gerência Executiva do Ensino Médio e Educação Profissional, localizada na Avenida João da Mata, s/n – Bloco I, 5º andar – Centro Administrativo, Jaguaribe, CEP: 58015 – 020, João Pessoa – PB. Já em outros estados as redações deveram serem endereçada sede a Secretaria de Educação de cada estado da federação, pois o concurso é nacional.
Para envio da redação, copiar o endereço exatamente como apresentado e identificar o envelope com o nome do projeto Jovem Senador: 5º Concurso de Redação do Senado Federal. Mais informações na página www.senado.gov.br ou através da Gerência Executiva do Ensino Médio e Educação Profissional pelo telefone 3218.4044.
Fonte: Secom PB
Concurso de redação do Senado Federal inscreve até 31 de agosto Concurso de redação do Senado Federal inscreve até 31 de agosto Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 8/16/2012 08:50:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais