Paraíba vai sediar Conferência Brasil 3.0 Tecnologia da Informação e Comunicação com o Canadá


A partir de uma cooperação bilateral entre Brasil e Canadá, a Paraíba vai sediar a Conferência Brasil 3.0, evento focado na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro na Estação Ciência Cabo Branco, em João Pessoa. O Ministério das Relações Exteriores apresentou a proposta aos estados e o governador Ricardo Coutinho prontamente aceitou o desafio de colaborar com os demais parceiros públicos e privados para que a conferência nacional se realize na capital paraibana. O evento terá  a participação de 500 especialistas.
Nesta quarta-feira (22), no Palácio da Redenção, o governador Ricardo Coutinho recebeu a visita do secretário-chefe da Divisão da Sociedade da Informação do Itamaraty, Franklin Netto, que tratou sobre os preparativos da Conferência Brasil 3.0. O diplomata afirmou que o encontro foi produtivo e que o governador reafirmou o compromisso do Governo da Paraíba em apoiar o evento, que trará a João Pessoa especialistas em TIC de todo o país dos setores privados e públicos, além de uma comitiva de empresários canadenses.
“Essa conferência abre uma vertente muito importante numa área de ponta com oportunidades tanto para a academia quanto para o setor privado objetivando prover maiores mecanismos de bem estar para a população”, disse o representante do Itamaraty.
A secretária executiva de Estado da Ciência e Tecnologia, Francilene Procópio Garcia, disse  que o Canadá tem um programa similar que acontece há cinco anos e tem como ênfase associar programas de governo em parceria com a iniciativa privada de maneira que sejam constituídos programas que envolvam a academia, os governos e empresas na construção de ações que de fato utilizem da melhor forma possível a internet e as mídias digitais para melhor qualificar o impacto que elas têm na vida dos cidadãos brasileiros.  “Esta conferência é a primeira de uma série e vai ter a expressiva participação e apoio do Governo da Paraíba”, declarou. A ideia é que o Estado se torne a sede do evento no Brasil.
A secretária acrescentou que os empresários canadenses e brasileiros participantes do evento conhecerão o potencial da Paraíba e poderão decidir por investir aqui no Estado. Ela ressaltou a decisão do governador em colocar o Governo do Estado como um dos parceiros da Conferência Brasil 3.0.
Ainda participaram da audiência o secretário executivo de Estado do Meio Ambiente, Cristiano Zenaide; o secretário executivo da Indústria e Comércio, Marcos Procópio; o presidente da Fundação de Apoio à  Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Cláudio Furtado; e o presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), Percival Henriques.
  • TIC
Realizada desde 2009 e organizada pela Canadian Digital Media Network (CDMN), neste ano a Conferência Canadá 3.0 abordou o tema “Acelerando o Futuro Digital do Canadá” e contou com cerca de 1.500 participantes que debateram sobre as mídias digitais e seus impactos. O objetivo do evento é reunir governo, academia e empresas para, juntos, identificarem prioridades e soluções no sentido de fortalecer o setor de TICs do país.
Um das questões tratadas na conferência foi a meta do governo canadense de permitir que todo cidadão consiga resolver seus problemas de forma online até 2017, proposta batizada de “Anyone Can Do Anything Online” ou “Qualquer Um Pode Fazer Qualquer Coisa Online” (em livre tradução). Durante a conferência, o representante do Itamaraty, Rômulo Neves, apresentou dados sobre o mercado brasileiro de TICs.
“O encontro foi uma relevante oportunidade para fortalecer a relação entre os dois países no campo digital e trocar experiências nas áreas de TICs, conteúdo digital e capacitação profissional. É vital que o Brasil se conecte, local e globalmente, a fim de gerar possibilidades de crescimento do pensamento criativo e de novas formas de comunicação e desenvolvimento através das TICs”, comenta Forman.
Brasil e Canadá irão promover uma conferência 3.0 conjunta visando estimular ainda mais essa troca. A SOFTEX faz parte da comissão organizadora dessa ação, que está prevista para acontecer no Brasil, em João Pessoa-PB, no início de dezembro. Durante o Canadá 3.0, a comitiva brasileira discutiu, entre outras questões, a estruturação desse encontro.
Para completar a Missão ao Canadá, Forman e os demais representantes foram recepcionados, em Waterloo, por profissionais do CTT entre eles o CEO da entidade, John G. Jung e puderam debater com autoridades locais e conhecer trabalhos e pesquisas realizados por instituições como o Instituto de Computação Quântica e a Escola de Computação, da Universidade de Waterloo; a Desire2Learn e o Centro Internacional de Governança e Inovação.

Fonte: Secom-PB/ SOFTEX
Foto: Kleide Teixeira
Paraíba vai sediar Conferência Brasil 3.0 Tecnologia da Informação e Comunicação com o Canadá Paraíba vai sediar Conferência Brasil 3.0 Tecnologia da Informação e Comunicação com o Canadá Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 8/23/2012 08:37:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais