Passeio ciclístico da 6ª Primavera dos Museus em João Pessoa PB (veja as fotos)

A Fundação Casa de José Américo, na orla do Cabo Branco, foi o ponto de partida do passeio ciclístico, neste domingo (30), que encerrou a programação da 6ª Primavera dos Museus, em João Pessoa. O evento iniciou às 8h, quando os participantes se reuniram e rezaram um Pai Nosso e, em seguida, cumpriram o roteiro, passando pelo Museu José Lins do Rego (Espaço Cultural), Usina Cultural Energisa e a Casa do Artista Popular, na Praça da Independência, em direção ao Museu de Arte Sacra do Centro Cultural São Francisco, no Centro Histórico da capital, local do término do passeio.
Durante a semana, diversos museus da capital se engajaram no projeto nacional Primavera nos Museus. A Fundação Casa de José Américo participou com a exposição ‘Paulo Nunes Batista – Cordéis e Memória’, que continua em cartaz.  A 6ª Primavera dos Museus é organizada pelo Ministério da Cultura, por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Na capital paraibana, o evento foi organizado pelo Governo do Estado e  o  passeio ciclístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).
Este ano o tema central da Primavera nos Museus destaca ‘A função social dos museus’ e ocorre simultaneamente em todos estados brasileiros. Um dos objetivos é transformar o espaço museológico em um ambiente atrativo capaz de despertar interesse na sociedade, nesta época do ano. A coordenadora do passeio ciclístico, Martha Smith, informou que o Ibram orientou sobre a realização do passeio em todos os estados, para divulgar os museus da cidade. Acrescentou que, como não temos ainda o museu específico da cidade, o Iphaep, responsável pela política estadual dos museus, organizou o tour ciclístico para chamar atenção e incentivar a visitas aos museus da capital.
O passeio contou com o apoio logístico de equipes da Polícia Militar através de uma viatura e três motociclistas do BP-Tran, Corpo de Bombeiros com uma viatura de resgate com equipe e Sttrans com agentes de transito motorizados sinalisando o transito pelas avenidas do percurso do passeio ciclistico. Na Casa do Artista Popular, os ciclistas foram recepcionados com frutas e sucos naturais e ainda visitaram algumas obras de arte.
  • Nível Nacional
Para aproveitar o clima de Primavera e incentivar o público a conhecer os museus de suas cidades, acontece neste final de semana (dias 29 e 30) o Circuito Ciclístico Primavera dos Museus. O projeto reúne sustentabilidade, lazer e esporte e faz parte da programação da "6ª Primavera dos Museus", temporada anual de eventos em todo o país, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituição vinculada ao Ministério da Cultura.
O Circuito Ciclístico acontece pela primeira vez na programação da Primavera dos Museus e reúne ciclistas em um roteiro que passa pelos centros históricos e museus das cidades brasileiras. O Ibram sugeriu a ação aos sistemas estaduais e municipais de museus após boa repercussão de um circuito ciclístico realizado em Brasília, em janeiro deste ano, quando foram comemorados os três anos do órgão vinculado ao MinC.
Alguns centros culturais já realizaram os passeios nos primeiros fins de semana deste mês de setembro. No dia 09, o Museu Auta Pinheiro Bezerra realizou o Primeiro Passeio Ciclístico Cultural pelas ruas de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. Já no dia 23, o circuito ciclístico aconteceu em Teresina, em passeio promovido pelo Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes pelo centro histórico da cidade. No mesmo dia, o Museu do Homem Sergipano e o Palácio-Museu Olímpio Campos reuniram os ciclistas para um percurso pelas ruas de Aracaju.
Próximas datas, horários e pontos de encontro
PB – JOÃO PESSOA: 30/09 – 8h às 11h
Saída: Museu Casa de José Américo de Almeida. Chegada: Casa do Artista Popular, na Praça da Independência.
MG – BELO HORIZONTE: 29/09 – 10h às 18h
Saída: Museu Mineiro centro de Arte Popular – CEMIG. Praça da Liberdade e outros museus em Belo Horizonte.
AP – AMAPÁ: 29/09 – 09h
Saída: Museu da Base Aérea. Chegada: Praça Barão do Rio Branco.
CE – FORTALEZA: 29/09 – 14h às 17h
Saída: Praça Verde do Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar. Chegada: Museu do Ceará.
RJ – VOLTA REDONDA: 29/09 – 08h às 14h
Saída: Em Volta Redonda na Beira Rio.
RJ – VASSOURAS: 30/09 – 13h às 17h
Saída: Casa de Cultura Tancredo Neves, Museu Severino Sombra, Museu Casa da Hera.
RJ – RIO DE JANEIRO: 30/09 – 07h às 12h
Saída: Forte de Copacabana.
SP – BAURU: 30/09 – 09h às 12h
Saída: Museu Ferroviário Regional de Bauru.
ES – VITÓRIA: 30/09 – 08h às 11h
Saída: Chafariz da Capixaba – entrada do Parque Municipal da Gruta da Onça.
(Texto: Ascom/MinC / Secom-pb)
(Fotos: Walter Rafael/ SECOM-PB)
Artigo publicado 29/09/2012 às 18:15
Atualizado dia 30 às 16:40
Passeio ciclístico da 6ª Primavera dos Museus em João Pessoa PB (veja as fotos) Passeio ciclístico da 6ª Primavera dos Museus em João Pessoa PB (veja as fotos) Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 9/29/2012 06:15:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais