Maestro da OSPB vai reger Orquestra Filarmônica de Chicago, nos Estados Unidos


A música sinfônica da Paraíba estará presente em Chicago, nos  Estados Unidos, neste domingo, quando o maestro Alex Klein, regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), se apresenta como maestro e solista convidado à frente da Orquestra Filarmônica de Chicago. O concerto é promovido pelo Consulado Geral do Brasil na cidade, o programa também traz o solista Arnaldo Cohen, no Concerto para Piano e Orquestra de Peter Tchaikovsky. Além desta parceria entre Klein e Cohen, reconhecidos internacionalmente como grandes expoentes da música brasileira no mundo.
O programa incluirá a abertura da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes; e o Concerto para Oboé e Orquestra de Osvaldo Lacerda, escrito e dedicado a Klein, em 2005, como também a Seresta n. 7 do compositor Liduíno Pitombeira, que estará presente na apresentação. O professor Pitombeira leciona na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e é compositor residente da Orquestra Sinfônica da Paraíba, função honorária criada nesta temporada pelo maestro Klein e que visa maior divulgação da música contemporânea.
A apresentação em Chicago reforça o objetivo do maestro Klein, anunciado na abertura desta temporada da OSPB, de “trazer o mundo à Paraíba e levar a Paraíba ao mundo”. A proposta é trazer de volta grandes solistas e repertório arrojado para a temporada da Sinfônica, promovendo a música da Paraíba no exterior, sob a supervisão de um compositor residente, cargo comum em grandes orquestras internacionais.
Além da Seresta n. 7, apresentada com a Orquestra Filarmônica de Chicago, Klein irá apresentar a estreia mundial da Seresta n. 17 de Liduíno Pitombeira, em Buenos Aires, com o oboísta paraibano Alisson Azevedo.
  • Retorno
A Sinfônica da Paraíba voltará às suas atividades com um concerto educativo dedicado às crianças, no dia 11 de outubro. Serão realizadas duas apresentações (às 11h e às 14h) no Teatro de Arena do Espaço Cultural, incluindo trechos de “Sonhos de uma noite de verão” de Mendelssohn e “Pedro e o Lobo” de Prokofiev. A temporada de concertos sinfônicos prossegue com concertos regulares incluindo as Sinfonias n. 1 e 7 de Beethoven, o “Prelude a l’aprés midi d’un Faun” de Debussy, e diversas obras centrais ao repertório sinfônico.
A orquestra pretende apresentar dois concertos para cada programa sinfônico. Já estão previstas três récitas para a temporada 2013.
Fonte: Portal do Governo PB
Foto: Secom PB
Maestro da OSPB vai reger Orquestra Filarmônica de Chicago, nos Estados Unidos Maestro da OSPB vai reger Orquestra Filarmônica de Chicago, nos Estados Unidos Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 9/25/2012 09:04:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais