No Brasil haverá mais de 1,6 milhão de mesários para as Eleições de 2012


Foram convocados pela justiça eleitoral  mais de 1,2 milhão de mesários para trabalhar nas Eleições 2012. Porém, outros 427 mil voluntários se inscreveram e também farão parte do time que irá trabalhar no dia das eleições para prefeito e vereadores em todo o Brasil. No total, serão 1.694.025 mesários no país. Muitos não sabem mas, além de exercer a cidadania, o mesário obtém alguns benefícios.

No total, serão 1.694.025 mesários no país, sem contar o Distrito Federal, que não realiza eleições municipais, mas manterá algumas seções eleitorais em funcionamento para eleitores que estiveram fora de seus domínios eleitorais possam justificar a ausência na votação.
No dia da votação, os mesários têm algumas funções definidas pela Justiça Eleitoral. Entre elas, estão a organização das seções eleitorais, manter a ordem no recinto, verificar as credenciais dos ficais de partidos, adotar procedimentos para a emissão da zerésima (a impressão dos votos zerados antes do início da votação), digitar o número dos títulos dos eleitores no terminal do mesário, autorizando o eleitor a votar ou justificar, receber as impugnações em relação à identidade do eleitor, providenciar a entrega dos materiais à junta eleitoral e resolver as dificuldades e esclarecer as dúvidas que surgirem. Os mesários também estão autorizados a dispor de força pública quando necessário.
  • Convocados

A Justiça Eleitoral convoca, preferencialmente, eleitores da própria seção e, as pessoas com nível de escolaridade supero têm preferência, além de professores e serventuários da Justiça. Ela criou o programa Mesário Voluntário, em que todo eleitor maior de 18 anos pode se dispor a trabalhar no dia das eleições. A pessoa que trabalhar terá direito de ser dispensado do serviço (público ou privado) pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral. No caso de apenas um turno, serão dois dias de folga. Caso a cidade tenha segundo turno, o mesário terá direito a 4 dias de folga.
Muita gente não sabe, mas a Justiça Eleitoral oferece diversas vantagens para o cidadão que atua como mesário nas eleições. Qualquer pessoa que esteja com sua situação regular pode ser mesário e participar ativamente de uma eleição
  • Vantagens

Os mesários auxiliam a Justiça Eleitoral para que as eleições sejam feitas de maneira transparente. Desta forma, além de exercer a cidadania, o mesário obtém alguns benefícios, como: Ganhar dois dias de dispensa do serviço público ou privado por cada dia de serviço prestado à Justiça Eleitoral, sem prejuízo de salário ou qualquer outro benefício (art. 98 da Lei 9.504/1997); Auxílio-alimentação no dia da eleição; o Presidente de Mesa recebe também uma ajuda de custo para o combustível; Prioridade em desempate em concursos públicos, no âmbito dos TRE’s, desde que haja esta previsão no edital; Certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral.

Informações do TSE.
Fonte: R7.com/noticias
No Brasil haverá mais de 1,6 milhão de mesários para as Eleições de 2012 No Brasil haverá mais de 1,6 milhão de mesários para as Eleições de 2012 Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 9/21/2012 09:21:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais