Artesãos comemoram vendas na Feira do Brinquedo Popular no Manaíra Shopping


Os artesãos que participam da 5ª Feira do Brinquedo Popular – Brincarte, na praça de eventos do Shopping Manaíra, em João Pessoa, comemoram os resultados do evento Em apenas três dias, já foram vendidas mais de 880 peças que movimentaram cerca de R$12 mil em brinquedos populares. A feira vai até  quarta feira dia 24, com brinquedos populares, exibições de filmes infantis e apresentações dos mestres Clóvis e Babau da Paraíba e Ventríloquo.

Para o artesão João Fernandes da Silva, as vendas estão acima do esperado. “Sou artesão há 30 anos e em poucos momentos tive meu trabalho tão reconhecido, pois as vendas estão excelentes não apenas devido às crianças, mas aos pais que também ficam admirados com nosso trabalho e levam essas raridades para casa”, frisa o artesão.
Com o tema “Brinquedo feito à mão é bom para a imaginação”, a feira conta com a participação de 20 artesãos expositores de brinquedos populares que variam desde as bonecas de pano fabricadas em Esperança, pelúcias de algodão colorido, jogos educativos e casinha de boneca de madeira, até petecas, mamulengos, piões e outros brinquedos.
Com uma boneca inseparável nas mãos, a pequena Lívia Régis, de apenas 3 anos, natural do estado do Acre, ficou encantada com tantos brinquedos diferentes. Ao visitar o estande de fantoches, ela entregou a boneca aos pais e começou a interagir com um dos produtos mais vendidos da feira, os mamulengos. “O mais interessante nesses produtos é a sua simplicidade e a possibilidade de os pais puderem interagir nas brincadeiras com as crianças, coisas que nos brinquedos atuais elas se isolam e tendem a ficar mais egoístas”, observa a mãe, Fabiane Cunha.
A gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa, afirmou que a feira tem um resgate cultural muito forte. “Muitas crianças quando chegam e olham os brinquedos ficam admiradas, pois a maioria não sabe nem mexer. Além de tudo, é um resgate cultural para que todos venham e encontrem seu produto”, destacou.
Além da comercialização dos brinquedos populares estão disponíveis gratuitamente para a criançada o mini-cinema (Sessão Pipoca), sessões de filmes infantis e assistir ao show de Mamulengos e Ventríloquo das 17h às 19h, até o final do evento.
A pequena Alice Cavalcanti, 5 anos, não parou um segundo de pular amarelinha. “Eu fiz uma em casa e, por isso, sei e gosto de pular”, disse. Já o pequeno Miguel Arcanjo, de apenas 2 anos, foi olhar a brincadeira ao lado do avô Francisco Pinto que parabenizou a iniciativa. “Temos uma sociedade da tecnologia e, por isso, é importante proporcionar momentos como este de contatos das novas gerações com brinquedos que fizeram parte do nosso passado”, esclareceu.
O Programa de Artesanato da Paraíba é vinculado à Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba e coordenado pela primeira-dama, Pâmela Bório. Todos os dias, até quarta-feira (24) às 17h tem apresentação do Mestre Clóvis e o Babau da Paraíba. Às 19h apresentam-se Mestre Cléber e o Babau Ventríloquo. A programação também inclui exibição de filmes infantis.
Fonte: Secom PB
Repórter: Heloísa Amorim
Fotos: Walter Rafael
Artesãos comemoram vendas na Feira do Brinquedo Popular no Manaíra Shopping Artesãos comemoram vendas na Feira do Brinquedo Popular no Manaíra Shopping Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 10/23/2012 12:42:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais