Paraíba conquista sete medalhas nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras

A Paraíba conquistou nesta quarta feira (17), segundo dia de competição das Paralimpíadas Escolares 2012, sete medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e uma de bronze. As competições estão sendo realizadas em São Paulo. A Fundação de Apoio a Pessoa com Deficiência (Funad) foi destaque no atletismo com os ouros de Joeferson Marinho, Elivelton Pinto, Lucas da Costa e Felipe Santos e ainda a prata de Maria Eduarda. Já o Instituto dos Cegos de João Pessoa também ficou com uma prata conquistada por Guilherme Mateus.
O Instituto dos Cegos de Campina Grande fez um medalhista no judô, com Davi Souza, que ganhou o bronze. O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), José Marco, destacou a quantidade de medalhas no segundo dia de competição. “Começamos bem o maior evento do para-desporto escolar do Brasil conquistando essas medalhas. Acredito que o desempenho da equipe empolgue nossos para-atletas”, disse.

Já o chefe da delegação paraibana na competição, Jean Klaud, acredita que mais medalhas virão até o término do evento. “Tenho certeza e confiança que a Paraíba ganhará mais medalhas até o último dia desses jogos. Quero agradecer a torcida de todos e a atenção do Governo”, destacou Jean. As Paraolimpíadas Escolares Brasileiras serão realizadas até a sexta-feira (19) e são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
  • O porquê de Paralimpidas
Atletas paralímpicos do Brasil desfilam na abertura das Paralimpíadas de Londres nesta quarta-feira (Foto: AP)Até sua última edição, em 2008, as Paralimpíadas, jogos esportivos envolvendo pessoas com algum tipo de deficiência, eram chamadas no Brasil de Paraolimpíadas. No entanto, em novembro do ano passado, durante o lançamento da logomarca dos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio, o nome dos jogos perdeu a letra “o” e passou a ser chamado de Paralimpíadas a pedido do Comitê Paralímpico Internacional. A intenção foi igualar o nome ao uso de todos os outros países de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, onde já se usava o termo Paralimpíadas. Além disso, a palavra "olimpíadas" é referente à outra organização esportiva, o Comitê Olímpico Internacional. A palavra vem do inglês "paralympic", que mistura o início do termo "paraplegic" e com o final de "olympics" para designar o atleta paralímpico.
Paraíba conquista sete medalhas nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras Paraíba conquista sete medalhas nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras Reviewed by Natan C. Bezerra on 10/18/2012 09:19:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais