Destaques do Mês

Eleitor pode conferir situação do título e local de votação pela internet Por que não veremos carros elétricos populares no Brasil tão cedo? Anatel aprova medida para reduzir preço de ligações entre celulares Google cria 'hackers de elite' para melhorar segurança na internet

Banda Filarmônica Canaã abre inscrições para Aula de Música ADCR Brasil tem 18 universidades em ranking com as 1.000 melhores do mundo

ADCR realizou a I Noite Romântica com louvor, palestra e um jantar romântico Mal de Alzheimer poderá ser antes diagnosticado através dos olhos Por que crianças não devem ter tablets e smartphones antes dos 12 anos Agora você pode cancelar telefonia e internet sem precisar de atendentes

Governador Ricardo Coutinho solicita recursos para 2ª etapa da Translitorânea da Paraíba


O governador Ricardo Coutinho, da Paraíba,  solicitou ao ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, a liberação de recursos para a construção da 2ª etapa da adutora Translitorânea, orçada em R$ 125 milhões, durante reunião de trabalho nesta terça-feira (13), em Brasília. A audiência contou com a presença do secretário executivo do PAC na Paraíba, Ricardo Barbosa.

A primeira etapa da Translitorânea  está praticamente concluída, com  91% da obra executada, e sua inauguração prevista para o primeiro semestre do próximo ano. Já foram investidos mais de R$ 100 milhões. A segunda etapa compreenderá uma nova barragem de acumulação e um novo trecho de adutora, de 11 quilômetros. Aquela adutora  vai abastecer bairros da Grande João Pessoa, além dos municípios de Alhandra e Conde. Considerada a maior obra da primeira etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC I), vai atender a 1,6 milhão de habitantes.
Ricardo Coutinho afirmou que a obra abastecerá parte de João  Pessoa e municípios vizinhos  por mais 20 anos com a duplicação da produção de água   pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para atender a demanda da população, que cresceu muito nesses últimos anos nesta área. Ele ressaltou que o ministro Aguinaldo Ribeiro tem se mostrado bastante sensível com essa e outras obras de saneamento, abastecimento e habitação tocadas pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério das Cidades.
Em Brasilia, Governador Ricardo com o Ministério das Cidades 
Após a audiência, o ministro Aguinaldo Ribeiro afirmou que irá se empenhar ao máximo para que as obras que estão sendo tocadas pelo Ministério e pelo Governo do Estado sejam continuadas sem nenhum prejuízo para a população e também que as novas obras e projetos se concretizem e venham melhorar a infraestrutura das cidades paraibanas.
Vamos continuar tocando isso de forma conjunta sem nenhuma dificuldade. A nossa disposição é trabalhar em parceria com o Estado e prefeituras para avançar nas ações desenvolvidas na Paraíba como a construção de casas, saneamento, sistemas de abastecimento e mobilidade urbana”, finalizou o ministro.
  • A obra
Localizado no Litoral Sul da Paraíba, o sistema adutor denominado de Translitorânea compreende a captação em três pequenas barragens nos rios Cupissura, Taperubus/Papocas e Abiaí. As adutoras desses rios convergirão para um reservatório de reunião, constando de duas câmaras de cinco mil metros cúbicos que se interliga com a Estação Elevatória denominada EB4 – daí, vai em recalque até um stand-pipe, para seguir por gravidade até a Estação de Tratamento de Água em Gramame, ampliada para tratar a vazão de 3.934 litros por segundo. Em Gramame, as obras estão avançadas na construção da nova estação de tratamento.
Fonte: Secom PB
Fotos: José Marques
#Compartilhe:
get our extension
© Blog Jornalista WRB Todo o conteúdo está publicado sob a licença: CC BY-NC 4.0 | Theme Designed by Seo Blogger Templates e Adaptado por Natan Cardoso.