Paraíba sediará a Conferência Brasil-Canadá 3.0 no inicio do próximo mês


Mais de 600 pessoas já se inscreveram para participar da Conferência Internacional Brasil-Canadá 3.0, que vai tratar das mídias digitais e dos seus impactos na sociedade, reunindo o público empresarial, acadêmico e governamental dos dois países. O encontro será realizado na Estação Cabo Branco, em João Pessoa, Paraíba nos próximos dias 3 e 4 de dezembro.  Destinada as autoridades e dirigentes governamentais e colaboradores das diferentes esferas (federal, estadual e municipal).
A conferência Brasil-Canadá 3.0 é uma realização do Ministério das Relações Exteriores, Governo da Paraíba e a ideia do evento surgiu como consequência de um acordo bilateral entre a presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro canadense. Já na Paraíba tão logo o Governador Ricardo Coutinho ter conhecimento do Governo Canadense e o do Itamaraty em sediar no Brasil, mostrou interesse e indicou o Vice Governador Rômulo Gouveia para intermediar e chefiar uma missão ao Canadá esse ano de 2012.

De acordo com o secretário de Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Lins, as mais consagradas personalidades que são referências nos assuntos ligados à conectividade e informática vão trazer para o Brasil exemplos do que há de mais moderno em tecnologia no mundo e mostrar como empregar esse artifício para fomentar a economia, por exemplo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.br30.org.br. Lá, é possível escolher quais os temas de interesse particular que o participante pretende se aprofundar como Conectividade e Governança na Internet; Conteúdo Digital; Formação de Talentos e Empreendedorismo Digital.
A escolha de João Pessoa para sediar a Conferência decorreu de uma interpelação feita pela Associação Nacional de Inclusão Digital (Anid) ao governador Ricardo Coutinho, que apresentou ao Itamaraty a cidade de João Pessoa como candidata. O Governo do Estado da Paraíba entrou como co-realizador do evento, com o Governo Federal (de acordo com os termos do acordo bilateral), e ainda conta com o apoio da Anid, na parte de infraestrutura, e de outros órgãos que ficarão responsáveis pela relatoria do evento e transmissão de vídeo de alta resolução em tempo real entre Brasil e Canadá, pela rede acadêmica das universidades brasileiras e a rede canadense.
  • Conferência na Paraíba
O vice-governador, que chefiou uma missão ao Canadá este ano, vem cuidando das tratativas com os canadenses para a realização da conferência.  “Quando o governador Ricardo soube do interesse do governo do Canadá e do Itamaraty em sediar esse evento no Brasil, habilitou a Paraíba e ofereceu as condições exigidas pelos governos do Brasil e do Canadá. Hoje estamos vivendo um momento importante de reencontro do Brasil com o Canadá, pois há 40 anos a Universidade Federal da Paraíba estabelecia pós-graduação em parceria com o país por iniciativa do reitor Lynaldo Cavalcanti e agora está sendo retomada dentro do conceito das mídias digitais”, afirmou Gouveia.
Ele acrescentou que o Governo do Estado está fazendo o seu dever de casa com a instalação da fibra ótica em João Pessoa com um ramal passando por Campina Grande, Patos e Cajazeiras, a construção do Centro de Tecnologia Telmo Araújo (Citta), investimentos na Fundação de Apoio a Pesquisa (Fapesq) e no Parque Tecnológico da Paraíba e na Codata, no sentido de melhorar os serviços oferecidos aos cidadãos. Ele explicou que no Canadá pôde conhecer experiências de uso da tecnologia da informação nas áreas de segurança com monitoramento de viaturas e ruas, na educação, na saúde.
O chefe de Tecnologia da Informação do Ministério das Relações Exteriores, Franklin Neto, informou que o Canadá avançou muito na área de conectividade e tecnologia e que possui um plano de até 2017 possibilitar que todo cidadão possa realizar qualquer atividade ou serviço via internet, a exemplo das relações com os governos, cartórios, educação, consultas. “É lógico que isso representa um benefício e facilita a vida do cidadão. Trazer um evento semelhante para a Paraíba para promover essa discussão dentro de uma perspectiva brasileira é determinante para os dois países”, explicou ele.
Tim Hopkins destacou que a conferência é importante para mostrar à população o que tem acontecido na área de conectividade no Canadá e também para apreender com os paraibanos sobre como melhor utilizar as novas tecnologias. “O Canadá avançou muito na interligação das tecnologias e atividades de pesquisa e vê com muito bons olhos o interesse do Brasil, especificamente da Paraíba”, enfatizou.
A secretária executiva de Ciência e Tecnologia, Francilene Garcia, ressaltou que a conferência discutirá sobre os avanços das mídias digitais no país e as oportunidades para a melhor qualificação dos serviços à população, a formação em TI das universidades e novas oportunidades para o setor empresarial do país.  Ela adiantou que o encontro também possibilitará a montagem das metas para a próxima conferência, que deve ser realizada novamente na Paraíba em 2013. (Fonte: Governo do Estado da Paraíba)
  • Brasil-Canadá é 
A Brasil Canadá 3.0 é uma conferência internacional que trata das mídias digitais e dos seus impactos na sociedade. O objeto central da conferência é definir desafios e oportunidades do futuro digital do Brasil com o engajamento e a participação de vários setores da sociedade. Inspirada no modelo da Conferência Canadá 3.0, a Brasil Canadá 3.0 envolverá segmentos do governo, da academia e da indústria de TIC com o objetivo de se mapear os principais desafios e as oportunidades que estimulam a economia digital no Brasil.
  • Estação Cabo Branco
Vista Aérea da Estação Ciência - Foto www.br30.org.br
A principal motivação da primeira edição da Brasil Canadá 3.0, em 2012, é a sensibilização dos três segmentos para uma atuação articulada, integrada e em sinergia com as demandas reais da sociedade brasileira com ênfase na aplicação das TIC. Ao final da Brasil Canadá 3.0, nesta edição 2012, pretende-se obter a formulação de prioridades e estratégias de desenvolvimento sustentável com foco na melhor aplicação das mídias digitais.
A parceria com o Canadá vem sendo desenvolvida no âmbito do “Plano de Ação Conjunta Brasil−Canadá na área de TIC”. A última edição da Canadá 3.0, realizada em Abril de 2012, na cidade de Stratford, contou com a presença de uma comitiva brasileira, sob a liderança do Ministério das Relações Exteriores, que identificou as oportunidades da cooperação bilateral na condução dessas conferências.
Site do Governo da Paraíba e

Paraíba sediará a Conferência Brasil-Canadá 3.0 no inicio do próximo mês Paraíba sediará a Conferência Brasil-Canadá 3.0 no inicio do próximo mês Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 11/22/2012 10:06:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais