Margareth Diniz, primeira Magnífica Reitora na história da UFPB


A Reitora da UFPB, Margareth Diniz, primeira mulher a assumir o cargo em toda a história da Universidade Federal da Paraíba, foi bastante aplaudida na solenidade de transmissão de cargo ocorrida na noite desta sexta-feira (16) na sala de concerto músico Radegundis Feitosa. O vice-governador da Paraiba, Rômulo Gouveia e diversas autoridades civis e militares prestigiaram a posse. Em janeiro será empossado o novo vice-reitor Eduardo Rabenhorst. Mais um marco histórico para o Centro de Ciências da Saúde da UFPB: Após 37 anos um de seus docentes assume o cargo de Reitor - Profa. Dra. Margareth Diniz.
Margareth Diniz vai administrar um orçamento de R$ 1 bilhão sendo que apenas 10% é para investimentos. 90% do orçamento é destinada à folha de pessoal.  A universidade hoje tem 42 mil alunos em 113 cursos, além de 4 mil servidores administrativos e 3 mil professores nos quatro campi de João Pessoa, Areia, Litoral Norte e Bananeiras.
Autoridades presente a posse, foto:Oriel Farias
O lema do movimento UFPBMais que elegeu Margareth e Rabenhorst era 'Mudar para Qualificar. Foi uma campanha histórica.  Na campanha Margareth assim justificava sua candidatura: : “sou candidata em atendimento ao anseio e solicitação dos três segmentos da instituição, os servidores docentes, os servidores técnico-administrativos e os discentes”, e afirmava que sua candidatura era na perspectiva de fazer uma mudança qualitativa nas ações da UFPB.
Dentre os eixos estratégicos de sua carta-programa constavam a revisão do estatuto que há oito anos foi previsto mas não foi colocado em prática; melhorias na assistência ao estudante; qualificação dos servidores, dentre outros temas.
A professora-doutora Margareth Diniz defende uma UFPB plural e democrática. Dentre os eixos estratégicos ela acredita que a Universidade Federal da Paraíba deve ser inserida na realidade local e regional, desenhando seu papel e sua relação no desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado da Paraíba.
  • Margareth Diniz
Farmacêutica e Médica, a Profa. Margareth Diniz é lotada no Departamento de Ciências Farmacêuticas do CCS. Com Pós-Doutorado em Biotecnologia, já assumiu importantes cargos na administração da UFPB, tais como: Assessora de Pesquisa do CCS, Diretora Técnica do Hospital Universitário Lauro Wanderley e Diretora do CCS por dois mandatos. Neste dia 16 de novembro recebe o cargo de Reitora, com um mandato a cumprir até 2016.
O último Professor do Centro de Ciências da Saúde a ocupar o cargo de Reitor da Universidade Federal da Paraíba foi o Médico Humberto Carneiro da Cunha Nóbrega. Ele era formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia.Foi contratado como catedrático de Higiene da Faculdade de Medicina em 1950, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina, Odontologia e Farmácia da Paraíba, Diretor da Faculdade de Medicina e Escola anexa de Enfermagem (1950), Vice-Reitor em 1957, Diretor do Museu da Imagem e do Som da UFPB (1967) e Reitor no período de 1971 a 1975. O professor Humberto Nóbrega faleceu em 1988.
Segundo o  Prof. Dr. João Euclides "A comunidade acadêmica do CCS aguarda com muita expectativa o Reitorado da Profa. Margareth Diniz, acreditando que ela fará uma grande gestão. Desejamos pleno êxito".
Fonte: Blog do Joselio Carneiro
Fotos: Oriel Farias
Margareth Diniz, primeira Magnífica Reitora na história da UFPB Margareth Diniz, primeira Magnífica Reitora na história da UFPB Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 11/17/2012 10:11:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais