Bombeiros militares atuam nas 26 praias paraibanas neste carnaval

O trabalho do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba está garantindo a segurança dos banhistas em toda a orla marítima neste carnaval, com o total de 308 militares bombeiros, 33 postos guarda-vidas, 26 viaturas,  um ônibus para conduzir parte da equipe do bombeiros e botes infláveis e dois jet ski.   A Capitania dos Portos da Paraíba também realiza um trabalho integrado com a fiscalização das embarcações e do tráfego aquaviário.
Na água outras equipes de bombeiros patrulhavam áreas para evitar afogamento de banhistas e também orientá-los para evitar se distanciar da área de segurança. Além da patrulha e orientação para evitar afogamento, as equipes de bombeiros militares identificam crianças com pulseiras, uma medida preventiva no caso de alguma se perder dos pais ou responsáveis.

  • Batalhão de Busca e Salvamento
Treinamento com alunos a oficiais do Bombeiro - foto Walter Rafael
De acordo com o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, major Erik Oliveira, a finalidade da Operação Carnaval é garantir segurança à população durante o lazer nas praias e as atividades de defesa civil. “Queremos que a população tenha um carnaval tranquilo, principalmente no que diz respeito à segurança aquática”, destacou. Ele informou ainda que serão utilizados vários equipamentos para salvamento, entre eles, pranchas, caiaque, tubo de resgate para salvamento aquático (rescue tube) e poder de resgate (rescue can)
Até a terça-feira de carnaval a operação aquática conta com 308 militares, 26 viaturas, sendo cinco embarcações, um ônibus da corporação para distribuição de pessoal e material de serviço, como lanchas, botes infláveis e motos aquáticas (jet ski). No total foram instalados 33 postos de guarda-vida à beira mar, desde a Praia de Lucena até Acaú. Cada posto do Corpo de Bombeiros ao longo das 26 praias que compõem todo o Litoral Norte e Sul da Paraíba conta também com kits de primeiros socorros para eventuais emergências.
As atividades de prevenção aquática estão reforçadas nas praias que apresentam maior periculosidade e riscos aos banhistas: Praia Bela, Coqueirinho, Tabatinga e Gramame. A Capitania dos Portos da Paraíba também realiza um trabalho integrado com a fiscalização das embarcações e do tráfego aquaviário.
Fote: Secom Pb
Fotos: José Lins

Bombeiros militares atuam nas 26 praias paraibanas neste carnaval Bombeiros militares atuam nas 26 praias paraibanas neste carnaval Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 2/11/2013 12:07:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais