Curso para artesãos estimula qualificação de produtos com couro

O Governo do Estado, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico e com o Sebrae Paraíba, iniciou neste sábado (20), na Vila do Artesão, em Campina Grande, um curso que incentiva a prática do artesanato com produtos genuinamente paraibanos. A partir dessa capacitação, os artesãos terão novas técnicas para transformar o couro cru de boi e de bode em vários produtos, como bolsas, chapéus e flores.
O curso faz parte de um projeto que busca melhorar a qualidade dos artigos de couro produzidos pelos artesãos paraibanos e incentivar a criação de novas peças, introduzindo na confecção inovações técnicas de design e de cores, além do conceito de design social e sustentabilidade. Para este curso, foram selecionados 27 artesãos cadastrados na Vila do Artesão e que fazem parte do Programa de Artesanato da Paraíba.
Para João Batista Soares, que trabalha com artesanato há cerca de 15 anos, o curso irá trazer uma melhoria qualitativa dos produtos. “Esse curso nos traz a capacidade de melhorar nossos produtos e torná-los mais competitivos no mercado, porque através do aprendizado, podemos investir em novas formas de fazer e de criar” afirma o artesão.
As aulas serão ministradas pela consultora Mária Rosário Alexandre Meira, especialista em Desenho Industrial e pós-graduada em Estilismo e Modelismo de artefatos de couro. O curso acontecerá em duas etapas: de 20 a 22 de abril e de 27 a 29 de abril, das 9h às 12h e das 13h às 18h, mais 2h de visita individual no ateliê de cada artesão.  Além das aulas, será realizado um trabalho de consultoria de negócios com os artesãos.
De acordo com a consultora, o foco do curso é o resgate da cultura popular paraibana. “Queremos provocar o olhar do artesão para o resgate da cultura de cada região, trazendo inovações no sentido desse resgate e trabalhando com diversas técnicas que podem ajudá-los na confecção de seus artefatos. O artesanato é a tradução da cultura popular, então ele tem que se espelhar nela para ser legítimo”, destacou Maria Rosário.
Para o artesão João Demilton, é necessário fomentar a produção artesanal paraibana. “A preocupação com o artesanato na Paraíba é uma coisa recente, e esse incentivo é muito importante para dar visibilidade e resgatar a cultura popular do nosso estado”, destaca o artesão. Ao final do projeto cada artesão terá produzido uma coleção mínima de quatro peças que deverão ser expostas na própria Vila do Artesão e no Salão de Artesanato, que acontecerá em junho, em Campina Grande.
Fonte: Portal do Governo da Paraíba // Foto: José Lins/Secom-PB
Curso para artesãos estimula qualificação de produtos com couro Curso para artesãos estimula qualificação de produtos com couro Reviewed by Natan C. Bezerra on 4/21/2013 06:17:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais