Transnordestina irá ligar o Piauí, Ceará e Pernambuco é viabilizada pela Sudene

Viabilizado pela Sudene, o projeto da Transnordestina Logística S/A, que liga o município de Eliseu Martins (PI) e áreas dos Estados de Pernambuco e Piauí aos Portos de Suape (PE) e Pecém (CE), é um dos grandes projetos de infraestrutura voltados para alavancar o desenvolvimento do Nordeste. Na fase de construção são gerados mais de 5.000 empregos diretos. Já na fase de operação estima-se a geração de 550 empregos diretos e nas áreas lindeiras - agropecuária, avicultura, mineração, fruticultura, e outros, dezenas de milhares de empregos indiretos.
Este projeto de integração intra e inter-regional, concretizando a incorporação e inserção de partes importantes de áreas agrícolas e de mineração aos mercados extra-regional e externo. Ao mesmo tempo, contribui, fortemente, para a interiorização do processo de desenvolvimento econômico-social.  O foco do projeto é o transporte de carga de grãos, minérios, combustíveis e insumos agrícolas. Estima-se a movimentação de cargas no entorno de 30 milhões de toneladas/ano, com predomínio de grãos produzidos na nova fronteira agrícola do sul do Piauí (milho e soja - 16.300 mil t/ano) e de gipsita/gesso - 6.980 mil t/ano, além de fertilizantes (1.253 mil t/ano) e combustíveis (838 mil t/ano).
A Ferrovia Transnordestina conta com investimentos totais de R$ 5,3 bilhões, com participação de R$ 2,67 bilhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste - FNDE (50% do empreendimento). A SUDENE já procedeu a liberações de recursos de R$ 1,4 bilhões, correspondendo 56% dos recursos alocados a esse projeto.
Ao todo, serão 2.304 Km de ferrovia beneficiando 81 municípios, sendo 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 em Pernambuco. O empreendimento, em fase de implantação, dada as suas características técnicas modernas, bitola larga (1,60m), rampa máxima de 1,5%, curva de raio mínimo de 400m, propiciará a triplicação da velocidade comercial atual, com trens de até 72 vagões.
  • Vantagens
"No meu entender não precisa ser um especialista em balança comercial, Engenharia ou na área de transportes interestaduais para saber que a Ferrovia Transnordestina trará muitos benefícios ao Brasil, de imediato Na fase de construção são mais de 5.000 empregos diretos. E na fase de operação é estimado a geração de 550 empregos diretos e nas áreas lindeiras -  mineração agropecuária, avicultura,, fruticultura, e outros, milhares de empregos indiretos."  Acrescentou "Você já parou para pensar as vantagem do escoamento, evitando que seja utilizado milhares de carretas anualmente nas BRs transportando esses cereais, estacionando mais os preços galopantes e como também evitando muitos acidentes nas estradas."
  • Revelação
"De algumas décadas pra cá, o meio de transporte mais rápido, confortável  e seguro de viajar a aéreo, apesar de que em 13 anos"tive o prazer de voar" seis vezes, sendo duas vezes em empresas comerciais em aeronave de 350 poltronas, três públicas à serviço de reportagens em avião de "oito" e quatro, além de uma particular com duas poltronas e mono motor, o chamado teco-teco que tive que girar a unica elice pra motor pegar. Isso foi ha alguns anos no Aeroclube da Paraíba, mas os pilotos daqui são bons, especialmente o comandante Moura que fez um voo espetacular e muito emocionante, apesar de ter mostrado os panfletos de SOS mas, que estão guardados há muitos anos e espero que ele ou outros não precisem."
  • Voos no Brasil
Na história da viação as aeronaves especialmente comerciais cada vez mais estão se modernizando e se adequando as normas de segurança de voo, por isso há poucos acidentes. Das mais de 31 companhias aéreas de passageiros e cargas do país e as 57 estrangeiras, que atuam no Brasil, são cerca de 74 milhões de embarques e 72 milhões em voos domésticos e 2, 6 milhões em voos internacionais. Esses dados fazem parte do anuário de transportes aéreos realizado pela NAC - Agência Nacional de Viação Civil, sendo que alguns anos atrás.
  • MEUS VOO EM SOS
"Como no nordeste não só tem escassez de água pela seca perdura muitos anos mas, também o bolso de muitos que moram por aqui, pretendendo voar eu e minha mãe comprar dois meses antes as duas passagens de ida e volta em dez vezes no cartão da família  com direito a pagar meia passagem para o sul do país e em voo domestico por ser 30% de abatimento,  para a cidade de Florianópolis, Santa Catarina. O dia do voo chegou e cumprimos os procedimentos do check-in." O avião com 350 poltronas não só decolamos e aterrizamos todas as capitais Recife, Alagoas, Aracaju  Salvador, Rio de Janeiro, nessa primeira etapa do total da viagem. " Mas, o insperado aconteceu quando estava ha 15 mil pés de altitude ou seja duas léguas se fosse via terrestre o inesperado aconteceu ..."  

Quando estava só vendo as nuvens ao lado depois elas ficaram carregadas, o avião balançando muito aí escutamos: "Aqui é o comandante de bordo, capitão fulano de tal... comunico as senhoras e senhores passageiros que por motivos de turbulência não podemos servir o jantar, aperte os cintos e boa sorte..."  Alguns  passageiros "homens de verdade" solicitaram das aeromoças algumas fortes doses de Whisky, outros pediam a todo tipo de santo. "Já com medo eu expliquei a minha mãe missionária Terezinha Bezerra que nenhuma empresa aérea  principalmente comercial não costuma anunciar o real problema existente em pleno voo, então vamos orar baixinho ao Deus todo poderoso, não é mecânico mas é engenheiro  nem  tão pouco é capitão mas general que nunca perde batalha e fizemos uma oração com fé e a resposta veio aos cinco minutos acalmou a tempestade e os ventos."  Mas como os valores são distorcidos o povo daquele avião agradeceram e aplaudiram a tripulação que pilotava o boing  737.
Para realizar uma matéria especial da comitiva de um Secretário Chefe do Ministério das Cidades, de Brasilia DF, que iria sobrevoar em jatinho o então Canal da Redenção em Sousa, Paraíba. Estava eu como fotografo e meu amigo jornalista Josélio Carneiro esperava no Aeroporto Castro Pinto, quando se apresentamos até aí tudo bem mas o comandante da Aeronave bradou Sr. Ministro tem um a mais mas, vai dar certo o fotografo é magrinho,vai no banco de reserva e fomos tudo bem apesar da chuva, mas fiz ao aterrizar. " Na volta o comandante pedia ao co-piloto que acionasse a alavanca de força mas sem sucesso, eu colado a poltrona dos pilotos percebi um luz vermelha piscando um problema, o avião estava aos poucos em declive, sem força e sem saber onde estava, os pilotos de Brasilia, que apelavam pra a torre de controle mais próxima mas estava longe a frequência foi quando comecei a orar a Deus que deu resposta em cinco minutos a alavanca desprendeu e eu localizei de vista a grande fabrica  chamada Nortelas, que fica próximo ao Aeroporto de Campina Grande e graças a Deus o jatinho aterrizou perfeitamente."

Anos depois já voei naquele de duas poltronas e se tivesse condições voaria mas acima de duas poltronas, afinal não sou piloto e ainda mais no decorrer dos anos já fraturei nos esportes as duas pernas e dois braços. Já depois dos 45 anos, em reportagens escorreguei em um tubo de cimento armado e batendo com a lateral da face causando um traumatismo de 15 potos onde causou danos a memoria nova, por isso me desculpe não testemunhar a terceira perigo em avião mas estou disposto a voar é só Deus me abençoar de ter uma passagem de cortesia e fazer propaganda da empresa patrocinadora.
Fonte: Sudene
Foto: Publicitaria
Transnordestina irá ligar o Piauí, Ceará e Pernambuco é viabilizada pela Sudene Transnordestina irá ligar o Piauí, Ceará e Pernambuco é viabilizada pela Sudene Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 4/16/2013 09:40:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais