Tropa de Elite da PM faz treinamento no Corcovado (RJ) para grandes eventos

Uma ação conjunta de diversas tropas de elite da Polícia Militar do Brasil, já começaram a treinar em lugares públicos e turísticos do Rio de Janeiro (RJ), como objetivo de realizarem exercícios de  capacitação,  gerenciamento de crise e prevenção, para grandes eventos que serão realizados naquela capital como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) , evento católico em julho, a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016. Normas essas exigidas que darão mais garantias as instituições internacionais que organizam aqueles eventos.
A ação faz parte de treinamento que prioriza a preparação contra crises com tomada de reféns em pontos turísticos, por criminosos comuns ou terroristas. O objetivo é preparar Bope, Grupamento Aeromóvel e Batalhão de Cães para situações de tomada de reféns em pontos turísticos. Para tal operação foram utillizadas os batalhões especiais na seguintes funções: O Bope descem em rapel de helicóptero do GAM, em treinamento no Corcovado O Bope, o Batalhão de Ações com Cães (BAC) e o Grupamento Aeromóvel (GAM) participaram na manhã deste sábado, no Rio, de uma ambientação operacional e treinamento de situação de crise no Corcovado, um dos mais visitados e conhecidos pontos turísticos e cartões postais da cidade. Todas as unidades integram o COE (Comando de Operações Especiais) da PM do Rio.
No Brasil não é comum as ações terroristas, mas os Jogos Olímpicos e outros grandes eventos sim, porque atraem a atenção do mundo para as cidades que os abrigam e podem servir para esses grupos como “propaganda” para sua causa. Aumentando assim a responsabilidade de não só realizar o evento em si mas, de proteger as autoridades que venham assistir. Afinal os país que decidem sediar  um grande evento de qualquer natureza.
Houve episódios do gênero em Munique, quando terroristas palestinos invadiram o prédio da delegação israelense. Na ação, um técnico e um atleta foram assassinados, após reagirem, os terroristas palestinos invadem prédio da delegação israelense e tomam reféns, nos Jogos de Munique-1972
Uma fracassada tentativa de resgate de nove reféns terminou com todos mortos a tiros pelos sequestradores. Como também em  Atlanta-96, uma bomba explodiu no Centennial Park, matando duas pessoas e ferindo 111. Gerando assim um incidente internacional.
Os treinamentos realizados sábado (6) envolveu 70 PMs do Bope, do BAC e do GAM, 12 viaturas e um helicóptero. Segundo a assessoria de imprensa do Bope, o treinamento envolveu ainda o acionamento do Grupo de Resgate e Retomada (GRR), desembarque de policiais pelas aeronaves, socorro de vítimas, retomada do trem do Corcovado, demonstração de equipamentos, posicionamento de atiradores de precisão e utilização dos cães de neutralização da raça pastor holandês.
 Fonte: Ultimo Segundo // Repórter: Alexandre Vieira // Edição: Walter Rafael
Tropa de Elite da PM faz treinamento no Corcovado (RJ) para grandes eventos Tropa de Elite da PM faz treinamento no Corcovado (RJ) para grandes eventos Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 4/07/2013 10:44:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais