Vacinação contra gripe é aplicada em 17% da população alvo no País

Segundo dados divulgados neste sábado pelo Ministério da Saúde, 17,5% das pessoas nos grupos prioritários foram vacinados contra o vírus Influenza em todo o País. A campanha foi iniciada no dia 15 de abril, e a meta é vacinar 31,3 milhões de pessoas, até o dia 26 deste mês. "Nossa meta é atingir 80%", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em sua passagem pela cidade de Porto Alegre, onde visitou um posto de saúde no bairro do Humaitá, e aplicou vacinas em algumas pessoas, inclusive no prefeito José Fortunati. "Vou ter que subir em um banquinho para vacinar o Fortunati", brincou o ministro se referindo a altura do prefeito, que tem quase dois metros.
A vacina aplicada na rede pública é destinada para crianças de seis meses a dois anos de idade, trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas, idosos, doentes crônicos e presidiários. "Esse é o momento ideal para a vacina, porque seu pico começa de 10 a 15 dias depois da dose, isso dura de dois a três meses, que é quando vem o inverno", disse o ministro, garantindo que não faltará vacina. "O Brasil tem garantida a produção de 40 milhões de doses, isso é metade das vacinas aplicadas no hemisfério Sul de todo o mundo", afirmou.

Vírus na China

Padilha afirmou ainda que o Brasil está acompanhando atentamente a movimentação de um novo vírus da gripe aviária encontrado na China, mas ponderou que ainda não existe comprovação de contaminação entre humanos, além do vírus ser sensível ao antiviral Tamiflu, medicamento usado contra o Influenza. "Estamos acompanhamento atentamente esse vírus na China e não existe evidência pela Organização Mundial da Saúde, que exista transmissão entre pessoas. O que se identifica, sem confirmação, é que se trata de um tipo de vírus que passa no contato de pessoas com manuseio de aves vivas, muito localizado na região do sudeste asiático", afirmou.
Vacinação contra gripe é aplicada em 17% da população alvo no País Vacinação contra gripe é aplicada em 17% da população alvo no País Reviewed by Natan C. Bezerra on 4/24/2013 09:21:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais