Asteroide que aproximará da Terra hoje tem cerca de 2,7 km de diâmetro

O asteroide 1998 QE2, que se aproximará da Terra nesta sexta-feira, possui uma lua própria. A descoberta foi feita pela Nasa, que divulgou uma sequência de imagens de radar do asteroide obtidas na noite de quarta-feira, quando o asteroide estava a 6 milhões de quilômetros da Terra.
Segundo a agência espacial americana, as imagens de radar indicam que o corpo principal do asteroide tem cerca de 2,7 quilômetros de diâmetro e tem um período de menos de quatro horas de rotação. A lua do asteroide tem cerca de 600 metros de largura. O asteroide estará mais perto da Terra nesta sexta-feira, às 17h59 de Brasília, disse a Nasa. Este será sua seu sobrevoo mais próximo em mais de dois séculos.

O asteroide 1998 QE2

Asteroide passará a 5,8 milhões de quilômetros da Terra.O asteroide 1998 QE2 foi descoberto em 19 de agosto de 1998 por astrônomos do programa de pesquisas de asteroides próximos à Terra no MIT (Massachusetts Institute of Technology), perto de Socorro, Novo México (sudoeste dos EUA).
A Nasa, que considera a busca por asteroides uma alta prioridade, já identificou e indexou mais de 98% dos maiores asteroides, de mais de um quilômetro de diâmetro, que estão nas proximidades da Terra.
Os astrônomos detectaram e catalogaram 9.500 objetos celestes de todos os tamanhos que cruzam perto da Terra, provavelmente um décimo do total.
Fonte: Terra / Foto: Nasa / Divulgação
Asteroide que aproximará da Terra hoje tem cerca de 2,7 km de diâmetro Asteroide que aproximará da Terra hoje tem cerca de 2,7 km de diâmetro Reviewed by Natan C. Bezerra on 5/31/2013 12:05:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais