Casa da Cidadania de Manaíra emite identidade pelo sistema de biometria


A Casa da Cidadania de Manaíra, localizada no shopping de mesmo nome, começou a funcionar nesta quarta-feira (22) com o novo sistema para retirar documento de identificação civil por meio da biometria. Desta forma, as carteiras de identidade oferecem mais segurança, uma vez que o sistema utiliza um método automático de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas (anatômicas e fisiológicas) e características comportamentais. A Casa da Cidadania de Mangabeira já funciona com este novo serviço.
A meta do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), que coordena as Casas, e do Instituto de Policiamento Científico (IPC), que oferece o serviço, é ampliar o sistema para as demais unidades da Paraíba. “Este nova identidade oferece mais segurança e com certeza, o Governo do Estado está empenhado em oferecer um melhor serviço para todos”, enfatizou a secretária Aparecida Ramos de Meneses.
O gerente executivo de Identificação Civil e Criminal do Instituto de Polícia Científica (IPC), Israel Aureliano, explicou que o sistema colhe as informações e armazena os dados do identificado, evitando a possibilidade de fraude. “Uma pessoa que tiver uma carteira de identidade emitida pelo IPC paraibano não poderá fazer isso novamente utilizando outro nome, por conta do reconhecimento facial e da digital do dedo”, explicou.
Ele reforçou que o sistema foi desenvolvido com tecnologia 100% da Paraíba, da Companhia de Processamento de Dados (Codata), além de ser totalmente seguro para o cidadão, porque evita fraude.

Agendamento

Com a intenção de melhorar a qualidade do atendimento e acabar com longas filas para requisição da primeira ou segunda vias da carteira de identidade, a Casa da Cidadania de Manaíra, está agendando por telefone a retirada do documento. Os números para o serviço são (83) 3246-9286 e (83) 3245-9339 ou o interessado pode ser atendido em um box exclusivo para agendar a retirada da identidade civil. A Casa da Cidadania de Manaíra atende a 75 agendamentos para retirar a identidade por dia, sendo 15 preferenciais.
“O cidadão não precisa mais enfrentar uma fila imensa para retirar a identidade. Estamos agendando e tem dado certo. É só ligar ou se dirigir ao box do agendamento para marcar data e hora para retirar o documento de identidade”, afirmou o gerente da casa de Manaíra, Sávio Salvador.

Opinião do Blog

"Este sistema já é desenvolvido em países de primeiro mundo e tem uma precisão grande, uma vez que necessita a presença da pessoa e ainda por cima já coletado os dados biológicos  (anatômicas e fisiológicas) e características comportamentais, evitando assim saque de roubo em cartões  de credito que exigem a carteira de identidade. Se alguém foi vitima de perda ou roubo de cartão o primeiro passo é bloquear, segundo solicitar um BO Boletim de Ocorrência em uma Delegacia de Polícia Civil  no bairro do ocorrido e caso apareça algum saque após o problema, solicite da empresa do cartão a anulação do valor sacado, caso a empresa não concorde, procure seus direitos na justiça." Comentou Walter Rafael.
Fonte: Secom PB / Fotografo: Edvaldo Malaquias
Casa da Cidadania de Manaíra emite identidade pelo sistema de biometria Casa da Cidadania de Manaíra emite identidade pelo sistema de biometria Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 5/23/2013 09:57:00 AM Rating: 5

WRB nas redes sociais