Cientistas criam tecido capaz de drenar o suor, assim pode manter a roupa seca

Um dos problemas de dias exageradamente quentes ou de praticar esportes por muito tempo é o fato de que a sua roupa retém o suor, o que deixa o tecido ainda mais fedido — consequência que também se aplica a você. No entanto, bioengenheiros da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, podem ter encontrado uma solução para casos como esse.
A equipe de estudiosos criou um tecido que tem a capacidade de drenar o seu suor, em um processo semelhante ao da sua pele, o que deixaria a roupa mais seca e com um odor melhor. Para isso, eles trabalharam com a microfluídica, que é a ciência que estuda o fluxo de líquidos em escalas microscópicas, através de canais que atraem a água e outros que a repelem.

Passando para as roupas

Para que o novo produto pudesse ser criado, os bioengenheiros utilizaram uma malha que repele o suor e a combinaram com canais que atraem a água. Com isso, foi possível criar um sistema de fios que absorvem o líquido e depois o conduzem para fora do tecido — que obviamente acaba expelindo o suor.
Os canais utilizados trabalham com um sistema de gradiente de pressão, de modo que o mecanismo continua funcionando mesmo que já esteja cheio de suor. Além disso, a técnica de produção não é altamente avançada, permitindo a reprodução em fábricas de roupas para esportes, por exemplo.
Tecmundo
Cientistas criam tecido capaz de drenar o suor, assim pode manter a roupa seca Cientistas criam tecido capaz de drenar o suor, assim pode manter a roupa seca Reviewed by Natan C. Bezerra on 5/30/2013 09:20:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais