Confira o ranking das melhores universidades da América Latina

O Brasil tem 81 universidades no ranking inglês QS University Rankings para América Latina em 2013, conforme a edição da lista de 2013 divulgada nesta terça-feira (28). Pelo terceiro ano, a USP lidera com a pontuação máxima (100). México é o segundo país com mais instituições de ensino superior, com 50 instituições de ensino superior listadas, seguido pela Colômbia (42), Argentina (30), Chile (30), Peru (17), Equador (9), Venezuela (8), Cuba (5), Panamá (5), Uruguai (4), Costa Rica (4), Paraguai (3), Guatemala (3), República Dominicana (3) El Salvador (2), Porto Rico (2), Honduras (1). A segunda melhor universidade, no entanto, é a Pontifícia Universidade do Chile. A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no interior paulista, é a terceira.

Top 10 Brasil

Depois da USP e da Unicap, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em oitavo lugar, e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em décimo, são as nacionais entre as dez primeiras posições do ranking. As outras seis principais do Brasil na lista são: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (11); a Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (14); A Universidade Federal de São Paulo (17); Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (18); Universidade de Brasília (21); e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (28).
O ranking, contudo, faz uma ressalva sobre a colocação geral do Brasil no ranking. Apesar do desempenho, o país tem apenas 12 universidades no ranking global da consultoria. Entre as potências emergentes e foco de capital especulativo mundial do grupo BRICS, o Brasil fica abaixo da China, com 23 universidades, e da Rússia, com 14, mas acima da Índia, com 11. Segundo os coordenadores da pesquisa, a América Latina como um todo apresenta mau desempenho no ranking global, uma vez que não há nenhuma delas entre as 50 melhores do mundo.


Ranking global

No ranking mundial de universidades da QS University Rankings, o norte-americano MIT (Massachusetts Institute of Technology) lidera com pontuação máxima. Entre as dez mais, no entanto, a briga é disputada posição a posição com a Inglaterra. O segundo lugar, por exemplo, é da inglesa Cambridge. Em seguida, Harvard (EUA), University College London (Inglaterra), Oxford (Inglaterra), Imperial College London (Inglaterra), Yale (EUA), University of Chicago (EUA), Princeton (EUA) e California Institute of Technology, a Caltech (EUA), ocupam as dez primeiras posições.

Critério

O critério para classificar tanto as melhores da América Latina quanto do mundo é dividido entre 30% de reconhecimento global da universidade em pesquisas, 20% de empregabilidade, 20% de trabalhos acadêmicos, 10%de desempenho dos alunos, 10% da quantidade de PhD e 10% influência na internet.
Confira o ranking das melhores universidades da América Latina Confira o ranking das melhores universidades da América Latina Reviewed by Walter Rafael Bezerra on 5/28/2013 01:08:00 PM Rating: 5

WRB nas redes sociais